Contribuições significativas para a compreensão de questões como a da estrutura da matéria só começaram

a acontecer a partir de 1620, quando francis bacon propôs uma metodologia de investigação dos problemas científicos, baseada na observação e coleta de dados. a lei mais fundamental relacionada à composição da matéria é a lei da conservação das massas, que foi publicada pela primeira vez 1760, em um ensaio do químico russo mikhail lomonosov. no entanto, foi o químico francês antoine laurent lavoisier que tornou esta lei mundialmente conhecida, tanto que hoje se chama também lei de lavoisier. por volta de 1774, usando balanças precisas como instrumentos de análise quantitativa, como resultado da análise de diversos ensaios de combustão e calcinação de substâncias em recipientes fechados, postulou que:

• heylivis

De acordo com Lavoisier: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Basicamente explicando que em uma reação todas as massas vão se conservar, os átomos vão apenas se ligar de outra forma.