Ligas de NiCu são utilizadas em diversas aplicações, como tubulações para bombeamento de água salgada

e revestimento de casco de navios. Essas aplicações são oriundas da resistência dessa liga à corrosão por água salgada. O Cobre e o níquel são metais que formam ligas metálicas com qualquer composição. Os raios atômicos do cobre e do níquel são, respectivamente, 0,128 nm e 0,200 nm, o que, combinado com outros fatores como valência, tipo de célula unitária e eletronegatividade, permite a formação de soluções sólidas substitucionais. Os gráficos abaixo apresentam o limite de resistência a tração e a ductibilidade de ligas NiCu em função da composição. Com base nas informações fornecidas, assinale a alternativa correta. a.
Ocorre um máximo de resistência a tração e mínimo de ductibilidade, pois a adição de maior quantidade de um metal ou do outro pode ser tratada como uma inversão entre o soluto e solvente. Fazendo com que a quantidade de defeitos diminua.

b.
Existe um máximo no gráfico de resistência a tração em função da composição, pois a partir dessa composição o níquel se torna uma impureza substitucional.

c.
A ductibilidade de ligas puras de cobre é menor que ligas puras de níquel.

d.
O aumento de resistência a tração e, consequentemente, a redução de ductibilidade ocorre devido a formação de defeitos na estrutura cristalina oriundos da diferença de tamanho dos átomos de cobre e níquel. Entretanto, a liga com maior resistência a tração e menor ductibilidade é observada em 40%pNi-60%pCu.

e.
A adição de níquel em cobre provoca um aumento de resistência, pois o níquel ocupa espaços intersticiais o que provoca o aumento de resistência a tração.

RESPONDER

Santosmanuele está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.