Mal silencioso Uma pesquisa do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG revela que o consumo

Mal silencioso

Uma pesquisa do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG revela que o consumo de cloreto de sódio (massa molar 58 g/mol), popularmente conhecido como sal de cozinha, em excesso, provoca inflamação no cólon do intestino sem apresentar sintomas perceptíveis.

A Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo de menos de 2 g de sódio (massa molar 23 g/mol) por dia. No Brasil, a Pesquisa de Orçamentos Familiares de 2008-2009 do IBGE constatou que cada brasileiro consumia 11 380 mg de sal por dia.

Disponível em: www. ufmg. br. Acesso em: 31 out. 2019 (adaptado).

De acordo com as informações fornecidas, a razão entre a quantidade de sódio consumida pelos brasileiros e a recomendada pela OMS diariamente é de aproximadamente

A
0,22.

B
2,25.

C
4,50.

D
5,69.

E
225.

1 Resposta

  • Isabillypyc

    A razão entre a quantidade de sódio consumida pelo brasileiro diariamente e a recomendação da OMS é de 2,25 aproximadamente.

    A alternativa B) 2,25 é a correta.

    A OMS recomenda que as pessoas consumam, no máximo, 5000 mg de sódio por dia, porém, a média de consumo diário dos brasileiros é de 11380 mg, uma quantidade alta, por isso muitas pessoas possuem hipertensão.

    O sódio é um íon importante para a regulação de atividades fisiológicas, como manter a osmolaridade, definir a contratilidade de tecidos, como o endotélio vascular, podendo levara hipertensão, e carrear água de uma parte para outra do corpo.

    Espero ter ajudado!

Clique aqui para adicionar a sua resposta.