Porque a mancha de oleo de benzeno se acumula sendo que ela nao simplesmente dissolve? ​


1 Resposta

  • Gustastrada

    resposta: desde o dia 2 de setembro, manchas gigantescas de petróleo se espalham pelo mar do nordeste brasileiro. até agora, de acordo com o instituto brasileiro do meio ambiente e dos recursos naturais renováveis (ibama), 150 localidades de nove estados foram atingidas pelas borras espessas do óleo, poluindo água, areia e comprometendo todo o ecossistema. esse já é considerado o maior acidente ambiental em extensão do litoral do brasil. e o contato com o petróleo bruto traz prejuízos não só ao meio ambiente, mas também à saúde.

    as massas grudentas do óleo são tóxicas. sua composição química é resultado de uma complexa combinação de hidrocarbonetos (como benzeno, tolueno e xileno), carbono, nitrogênio e outras substâncias. no entanto, ainda são poucas as pesquisas que avaliam os efeitos do contato humano com o produto.

    a maior parte dos estudos sobre os prejuízos à saúde está relacionada ao que ocorreu às pessoas que foram expostas após o derramamento de óleo resultante da explosão na plataforma deep horizon, no golfo do méxico, em 2010. “uma das possíveis razões para o pequeno número de estudos sobre o assunto é que acidentes com extensos vazamentos, apesar de graves, não são comuns, principalmente no brasil”, explica helena ribeiro, geógrafa e professora do departamento de saúde ambiental da universidade de são paulo (usp).

    a especialista é autora de uma revisão de trabalhos sobre o tema. após a análise dos resultados, ela concluiu que as consequências da exposição são divididas naquelas de curto, médio e longo prazo, incluindo aí o impacto psicossocial do desastre ambiental.

    não sei se ajudou, mas a mancha de óleo se acumula pois ela e óleo crus, tipo a.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.