Quando compramos um refrigerante em garrafa pet, a garrafa está muito dura. isso ocorre porque parte do

gás dissolvido no refrigerante escapa do líquido e fica no espaço vazio entre o líquido e a tampa.

ao abrir a tampa, o gás escapa para o ar, fazendo o clássico som do “t”. a reação do ácido responsável por adicionar gás ao refrigerante é a seguinte:

h2co3 → h2o + co2

os leigos pensam que o refrigerante fica sem gás, porque o gás escapa pela tampa mal fechada, então apertam de modo tal que uma pessoa normal nem a consegue abrir.

com base no princípio de le chatêlier, o refrigerante fica sem gás com o tempo, pois:

a) toda vez em que a garrafa é aberta, entra ácido. para manter o equilíbrio, toda vez em que o ácido entra, o co2 produz água. com o “abrir e fechar” da garrafa, praticamente toda a água será consumida.
b) toda vez em que a garrafa é aberta, escapa co2. para manter o equilíbrio, toda vez em que o gás escapa, o ácido libera mais co2. com o “abrir e fechar” da garrafa, praticamente todo o co2 será liberado.
c) toda vez em que a garrafa é aberta, escapa h2o. para manter o equilíbrio, toda vez em que a água escapa, o ácido libera mais água. com o “abrir e fechar” da garrafa, praticamente toda a água será liberada.
d) toda vez em que a garrafa é aberta, escapa ácido. para manter o equilíbrio, toda vez em que o ácido escapa, a água produz mais ácido. com o “abrir e fechar” da garrafa, praticamente todo o ácido será liberado.
e) toda vez em que a garrafa é aberta, entra co2. para manter o equilíbrio, toda vez em que o gás entra, o ácido consome o co2. com o “abrir e fechar” da garrafa, praticamente todo o co2 será consumido pelo ácido.

1 Resposta

  • castrofiori

    Na minha opinião vai ser a letra a

Clique aqui para adicionar a sua resposta.