“Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma e no corpo – há muita gente de jenipapo ou mancha mongólica pelo Brasil – a sombra
, ou pelo menos a pinta, do indígena ou do negro. No litoral, do Maranhão ao Rio Grande do Sul e em Minas Gerais, principalmente do negro. A influência direta, ou vaga e remota, do africano. Na ternura, na mímica excessiva, no catolicismo em que se deliciam nossos sentidos, na música, no andar, na fala, no canto de ninar menino pequeno, em tudo que é expressão sincera de vida, trazemos quase todos a marca da influência negra. Da escrava ou ama que nos embalou. Que nos deu de mamar [...]” (FREYRE, 1975, p. 283).FREYRE, G. Casa-grande & senzala. 17. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1975.
Na citação apresentada, Gilberto Freyre demonstra o seu posicionamento sobre a miscigenação no Brasil, que constituiu uma democracia racial. Assinale a alternativa que melhor define esse conceito.
Escolha uma opção:
a. O conceito de democracia racial é desenvolvido por Gilberto Freyre em “Casa-grande & senzala”. Segundo o autor, havia, no Brasil, uma convivência harmônica entre os colonizadores, mas a miscigenação entre povos negros e indígenas causou conflitos e desigualdades sociais. A igualdade ocorreu quando essas populações começaram a conviver cotidianamente.
b. O conceito de democracia racial é desenvolvido por Gilberto Freyre em “A integração do negro na sociedade de classes”. Segundo o autor, havia, no Brasil, uma convivência harmônica entre colonizadores, negros e indígenas, motivada pela miscigenação, que, sob sua perspectiva, ocorreu por meio de conflitos, mas se colocava de forma igualitária no Brasil.
c. O conceito de democracia racial é desenvolvido por Gilberto Freyre em “Casa-grande & senzala”. Segundo o autor, havia, no Brasil, uma convivência exploratória entre colonizadores, negros e indígenas, motivada pela miscigenação, que, sob sua perspectiva, ocorreu por meio de conflitos, mas se colocava de forma desigual na sociedade brasileira.
d. O conceito de democracia racial é desenvolvido por Gilberto Freyre em “Casa-grande & senzala”. Segundo o autor, havia, no Brasil, uma convivência harmônica entre colonizadores, negros e indígenas, motivada pelo branqueamento social, que, sob sua perspectiva, ocorreu por meio de conflitos, mas se colocava de forma igualitária na sociedade brasileira.
e. O conceito de democracia racial é desenvolvido por Gilberto Freyre em “Casa-grande & senzala”. Segundo o autor, havia, no Brasil, uma convivência harmônica entre colonizadores, negros e indígenas, motivada pela miscigenação, que, sob sua perspectiva, ocorreu pacificamente e se colocava de forma igualitária na sociedade brasileira.
Fernando Pasquim está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.