03. Auguste Comte acreditava que os problemas sociais e as sociedades, em geral, deveriam ser estudadas,
com o mesmo rigor científico das demais ciências. A proposta de Comte era fazer da sociologia uma ciência cujo principal objetivo era:(A) Entender a sociedade a partir da ótica da metafísica e da teologia.
(B) Demonstrar que o mundo é um lugar violento e degenerado, em que a busca pelo pensamento positivo é impossível.
(C) Entender os efeitos do estranhamento cultural entre diferentes indivíduos em sua convivência com suas diferenças culturais.
(D) Entender as leis que regem o mundo social, ajudando-nos a compreender os problemas de ordem social e moral das sociedades.
04. A filosofia da História – o primeiro tema da filosofia de Augusto Comte – foi sistematizada pelo próprio Comte na célebre “Lei dos Três Estados” e tinha o objetivo de mostrar a evolução do espírito humano e porque o pensamento positivista deveria imperar entre os homens.
A Lei dos Três Estados classifica a história da humanidade em três momentos distintos e consecutivos
de aperfeiçoamento do espírito humano, entendendo que:
(A) todas as ciências desenvolvem-se na seguinte ordem: a positiva, a teológica e a metafísica.
(B) o estado teológico não tem o poder de tornar a sociedade mais unida..
(C) o estado metafísico não tem contato com o estado teológico, pois somente o estado metafísico procura soluções absolutas e universais para os problemas do homem.
(D) O estado positivo ou científico apresenta-se como um momento em que a observação e a experimentação prevalece sobre a imaginação, e busca de leis universais dos fenômenos observáveis.
05. A lei dos três Estados leva em consideração a variável tempo e a compreensão de que as mudanças históricas são cumulativas, aperfeiçoando-se ao longo da trejetória social. Essas são as bases do que Comte chama de dinâmica social. Entretanto, posteriormente, ele elaborou também a lei da estática social, mostrando que o binômio ordem e progresso era capaz de impulsionar o desenvolvimento social.
A referida lei, da estática social, refere-se:
(A) À competição entre indivíduos pela mesma função social.
(B) Ao isolamento dos indivíduos, fruto da evolução capitalista.
(C) Aos elementos transitórios que mudam de acordo com o tempo e espaço.
(D) Aos elementos que existem em qualquer sociedade, independente da época considerada.
06. O nome “positivismo” tem sua origem no adjetivo “positivo”, que significa certo, seguro, definitivo. Acreditava na crença no poder dominante e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis que seriam a base da regulamentação da vida do homem, da natureza e do próprio universo. Com esse conhecimento pretendia-se substituir as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum por meio das quais as pessoas se guiavam.
(COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. São Paulo, 2005, p.72.). Sobre o positivismo:
(A) foi uma teoria criada por Émile Durkheim para explicar os fatos sociais.
(B) não derivou de nenhum método de investigação das ciências da natureza.
(C) baseava suas explicações nas explicações teológicas, filosóficas e de senso comum.
(D) O positivismo pregava a cientifização do pensamento e do estudo humano, visando à obtenção de resultados claros, objetivos e completamente corretos
07. (Ifsp 2011) Segundo a Lei dos Três Estados, conceito fundamental na obra de Auguste Comte, a evolução das concepções intelectuais da humanidade percorreu três estados teóricos distintos e consecutivos, a saber:
(A) Mitológico, teológico e filosófico.
(B) Teológico, metafísico e científico.
(C) Metafísico, abstrato e positivo.
(D) Fetichista, teológico e positivo.
08.O lema da bandeira do Brasil, “Ordem e Progresso”, indica a forte influência do positivismo na formação política do Estado brasileiro.
As ideias contidas nesse lema são:
(A) Ideais de movimentos juvenis, que visam superar os valores das gerações adultas.
(B) Negação da instituição estatal e da harmonia coletiva baseada na hierarquia social.
(C) Ideal de superação da sociedade burguesa através da revolução das classes populares. (D) Crença na resolução dos conflitos sociais por meio do estímulo à coesão social e à ordem moral.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
tay1074
estudamos filosofia pq amanhã é sexta está é a melhor resposta