03) O senso comum acredita que a diferença cultural é fruto somente do meio físico e/ou de fatores biológicos. Sobre essa questão do determinismo g

eográfico e biológico, NÃO é possível afirmar que:
A) Antropologia já mostrou que existem limites para a influência do ambiente físico em uma determinada cultura. Ou seja, o meio físico pode influenciar os seres humanos e seus costumes, mas não o condiciona totalmente.
B) Existe a postura do determinismo geográfico segundo a qual se acredita que as diferenças de ambiente físico interferem na diversidade cultural, mas não são capazes de interferir de forma determinante.
C) Para os adeptos do determinismo geográfico, o meio físico condiciona totalmente o comportamento do ser humano. Assim, acreditam, por exemplo, que pessoas que moram em regiões quentes são mais preguiçosas, por conta do calor, entre outros preconceitos.
D) A Sociologia entende que o meio físico age sobre a cultura, embora não a condicione totalmente, pois a cultura age de forma seletiva em relação aos elementos do meio físico.
E) Há uma linha de pensamento que procura explicar o que diferencia um ser humano do outro que é a do determinismo biológico, segundo a qual as diferenças genéticas determinam as diferenças culturais.

RESPONDER

Maria Luísa Duarte está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.