1) “A base material da existência do proletariado não é apenas a incorporação dos trabalhadores

no sistema de máquinas e o 'consumo produtivo' da sua força de trabalho, é também o conjunto das condições que assegurem a concorrência entre os trabalhadores. É a unidade funcional que, sobre uma base determinada de meios de produção, faz do trabalho de cada um o meio de explorar ao máximo o trabalho de todos os outros.” Etienne Balibar, Cinco Estudos do Materialismo Histórico

O trecho citado acima aponta para a o papel da concorrência dentro das relações sociais de produção capitalistas. Na visão do autor a competição envolvida no mercado de trabalho é uma garantia da meritocracia ou uma mecanismo de dominação de classe? Responda discutindo a principal característica das relações de trabalho no capitalismo. (1,0)

2) Leia com atenção a letra da canção "O mestre sala dos mares" de João Bosco e Aldir Blanc, feita em homenagem a João Cândido, líder da Revolta da Chibata de 1910.

"Há muito tempo nas águas da Guanabara
O dragão no mar reapareceu
Na figura de um bravo feiticeiro
A quem a história não esqueceu
Conhecido como Navegante Negro
Tinha a dignidade de um mestre-sala
E ao acenar pelo mar na alegria das regatas
Foi saudado no porto pelas mocinhas francesas
Jovens polacas e por batalhões de mulatas

Rubras cascatas
Jorravam das costas dos santos entre cantos e chibatas
Inundando o coração do pessoal do porão
Que a exemplo do feiticeiro gritava, então

Glória aos piratas, às mulatas, às sereias
Glória à farofa, à cachaça, às baleias
Glória a todas as lutas inglórias
Que através da nossa história
Não esquecemos jamais
Salve o Navegante Negro
Que tem por monumento
As pedras pisadas do cais"

A Revolta da Chibata foi uma rebelião de marinheiros e baixos oficiais da Marinha Brasileira, na sua maioria negros, que clamavam pelo fim dos castigos corporais e por melhores condições de trabalho. A "chibata" era um tipo de chicote que os oficiais superiores usavam para punir os marujos e que lembravam os tempos da escravidão. Selecione alguns trechos da letra da música que se aproximam do ponto de vista sociológico no estudo das desigualdades sociais e, em seguida, justifique a sua resposta.

3) "Desde a morte de Lassalle, abriu caminho no nosso Partido a perspectiva científica de que o salário do trabalho não é aquilo que parece ser, a saber: o valor ou preço do trabalho, mas apenas uma forma mascarada do valor ou preço da força de trabalho. Com isso, toda a concepção burguesa até hoje do salário do trabalho, assim como toda a crítica até hoje dirigida contra ela, foram deitadas pela borda fora e foi tornado claro que o operário assalariado só tem autorização para trabalhar para a sua própria vida, quer dizer: para viver, desde que trabalhe de graça um certo tempo para o capitalista (por isso também para aqueles que, com este, se alimentam de mais-valia); que todo o sistema de produção capitalista gira em torno do prolongar esse trabalho grátis, pela extensão do dia de trabalho ou pelo desenvolvimento da produtividade, maior tensão da força de trabalho, etc; que, portanto, o sistema do trabalho assalariado é um sistema de escravatura e mesmo de uma escravatura que se tornou mais dura na mesma medida em que se desenvolvem as forças produtivas sociais do trabalho, quer o operário receba um pagamento melhor ou pior."

Marx, Crítica ao Programa de Gotha (1875)

O trecho acima resume a concepção de Marx sobre a forma de exploração do trabalho característica do modo de produção capitalista. A partir da leitura do trecho, explique com as suas palavras o conceito de "mais-valia", e em que sentido Marx aproxima o trabalho assalariado do trabalho escravo.

RESPONDER

Nathallya está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.