1) A primeira lei que regulamentou e prescreveu punições às práticas de racismo no Brasil foi a lei de

1951 denominada: "Lei Afonso Arinos". Esta lei mostrou, em sua época, que "para além da tão divulgada harmonia racial, as relações interétnicas no Brasil eram fontes de conflitos e requeriam a regulação da justiça". Mesmo com a modernização da lei através da constituição de 1988, no que diz respeito ao preconceito e a discriminação racial, e o aperfeiçoamento do sistema punitivo ao longo do tempo, é fato que as práticas de racismo continuam a existir no Brasil. Assim, é importante destacar que os coletivos e movimentos sociais foram e continuam sendo extremamente importantes no combate a desigualdade social e suas conhecidas consequências. Sobre a discriminação racial é correto afirmar que: ( ) o preconceito racial existe exclusivamente com homens e mulheres pobres, enquanto que os não brancos ricos são aceitos na sociedade de modo natural ao apresentarem suas credenciais econômicas.

( ) é necessário que existam mais tolerância com as práticas racistas, pois isso faz parte da nossa cultura colonizadora e deve ser tratada como uma herança cultural.

( ) a principal preocupação com o racismo no Brasil deve focar esforços em modificar a lei, já que a atual lei não consegue diminuir essas práticas discriminatórias e somente com o aperfeiçoamento do sistema punitivo é que o problema será resolvido.

( ) após haver sido garantida por lei, a igualdade racial tem, agora, o desafio de se fazer valer como prática social.

2) As sociedades mudam de maneira muito rápida e, de modo direto, sempre que novos acontecimentos são percebidos é comum que estudos sociológicos investiguem as causas dessas mudanças. Diante disso, o ensino de sociologia é importante porque ela:

( ) permite a formulação de padrões sociais altamente sofisticados e seletivos, dando ênfase a meritocracia como forma específica de competição social.

( ) desenvolve o senso crítico, a capacidade de análise e aprendizado específico para refletir sobre o que se passa ao redor.

( ) desenvolve uma crença metafísica, elemento necessário para que as mudanças sociais sejam absorvidas e transformadas em empreendedorismo social.

( ) desenvolve a capacidade de encontrar soluções para o conflito entre a Religião e a Ciência.

3) Em sociologia o conceito de trabalho sempre foi fundamental, em parte por estar diretamente relacionado ao surgimento desta disciplina científica, por outra, porque o conceito de trabalho pode ser encontrado em todos os grupos humanos, em todos os tempos. Neste sentido, o trabalho sempre foi indispensável na vida dos indivíduos. Desta forma, uma perspectiva mais abrangente sobre o conceito de "trabalho" pode ser representado através do:

( ) modo como foram ampliadas as formas de divisão do trabalho na produção capitalista.

( )excedente produtivo proporcionado pela apropriação individual dos meios de produção.

( ) conjunto de atividades por meio das quais o ser humano cria as condições para sua sobrevivência.

( ) conjunto de técnicas utilizadas pela sociedades desenvolvidas para o estabelecimento do capitalismo moderno.

RESPONDER

ClaudioOliveraAluna está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.