1 ) Explique “ Sabe com quem está falando “ de Roberto da MATTA 2 ) o que é modo de produção? 3)

1 ) Explique “ Sabe com quem está falando “ de Roberto da MATTA 2 ) o que é modo de produção?

3) o que é acumulação primitiva de capital ?

4 ) explique a relação entre ética protestante e o espírito do capitalismo ?

1 Resposta

  • Ruiva

    1)R=É um estudo sobre o autoritarismo brasileiro e o uso de posição social para intimidar ou humilhar é o mote de “Você sabe com quem está falando?”, de Roberto DaMatta!

    SOBRE ISSO:

    "Sabe com quem está falando" refere-se sobre casos de racismo, machismo, ignorância, arrogância e injustiça cometidos por autoridades que usam de sua posição hierárquica para se colocarem como superiores aos demais e, portanto, dispensados de obedecer às leis e às normas da boa convivência social. Composto por três ensaios, aborda aspectos complementares do autoritarismo no Brasil, que tem se exacerbado nos últimos tempos.

    2)R=Os modos de produção referem-se à maneira pela qual os seres humanos produzem coletivamente os seus meios de subsistência e se associam economicamente em sociedade.

    3)R=Acumulação primitiva ou acumulação originária, como também é conhecido, é um processo de acumulação de riquezas que aconteceu na Europa, mais precisamente em meados de 1600. Esse processo, abriu as portas para boa parte das transformações economicas, ocorridas na Revolução Industrial.

    Esse processo foi muito estudado e disseminado por, nada mais nada menos que Karl Marx e, segundo sua teoria, foi desenvolvida por dois fatores: a concentração de grandes recursos em uma pequena fatia da sociedade, como dinheiro, ouro, prata, terras e meios de produção; formação de grupos que não possuiam bens e eram obrigados a trabalhar para a fatia menor da sociedade.

    4)R=RESUMO:Nos anos de 1904 e 1905 Karl Emil Maximilian Weber (1864-1920) produziu para a revista alemã Arquivos de Ciências Sociais e Política Social, os textos que deram origem a sua obra “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” (no original em alemão Die protestantische Ethik und der 'Geist' des Kapitalismu), objeto de nosso estudo.

    :Nos anos de 1904 e 1905 Karl Emil Maximilian Weber (1864-1920) produziu para a revista alemã Arquivos de Ciências Sociais e Política Social, os textos que deram origem a sua obra “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” (no original em alemão Die protestantische Ethik und der 'Geist' des Kapitalismu), objeto de nosso estudo.INTRODUÇÃO

    O cerne da reflexão weberiana é apreender o fenômeno observado na transição do século XVI para o XVII, qual seja, o protestantismo relacionado diretamente ao desenvolvimento do sistema econômico capitalista. O conceito de vocação – entendido como chamado de Deus para o exercício profissional - é apresentado como base motivacional do moderno sistema econômico capitalista.

    Dessa forma, é apresentado uma valorização do trabalho e da riqueza produzida por ele, como um dever moral. A principal questão a ser enfrentada no livro é se as ideias religiosas têm influência sobre o desenvolvimento econômico, isto é, até que ponto a moral protestante, como um modo de pensar, contribui para o espírito do capitalismo

Clique aqui para adicionar a sua resposta.