1) O sociólogo Pierre Bourdieu ao desenvolveu os seus estudos sobre os sistemas escolares e o desempenho

escolar dos estudantes, o sociólogo Pierre Bourdieu denominou como “ideologia da escola libertadora” uma ideia muito difundida a respeito da instituição escolar.

Tendo em vista o significado da noção “ideologia da escola libertadora” elaborada por Bourdieu , julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsa.

( ) Essa ideologia refere-se à visão difundida da escola como um espaço pelo qual os indivíduos teriam assegurado a sua ascensão social.

( ) Essa ideologia refere-se à visão difundida da escola como uma instituição promotora da liberdade de pensamento, hábitos e costumes.

( ) Essa ideologia refere-se ao entendimento da escola como um espaço que liberta o indivíduo dos aspectos coercitivos presentes na sociedade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas:

a)
V-V-F.

b)
V-F-F.

c)
F-V-V.

d)
V-F-V.

e)
F-F-V.

2)
O sociólogo Pierre Bourdieu desenvolveu ao longo dos seus estudos o conceito de capital cultural, que utilizou para explicar o funcionamento dos sistemas escolares e do papel desempenhado pelas escolas.

Tendo em vista o pensamento desse autor, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsa.

( ) O sucesso escolar das crianças está diretamente associado aos dons naturais e aptidões que elas apresentam no ambiente escolar.

( ) As crianças de diferentes classes e frações de classe têm um acesso diferenciado e desigual ao capital cultural.

( ) O capital cultural é objetivado na forma de bens, por exemplo, livros e obras de arte, que dependem de capital econômico para serem obtidos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas:

a)
V-V-F.

b)
V-F-F.

c)
F-V-V.

d)
V-F-V.

e)
F-F-V.

3)
No trecho citado a seguir, o historiador Edward P. Thompson refere-se ao “fazer-se da classe operária”, ou seja, à constituição do operariado como classe.

“O fazer-se da classe operária é um fato tanto da história política e cultural quanto da econômica. Ela não foi gerada espontaneamente pelo sistema fabril. Nem devemos imaginar alguma força exterior – a “revolução industrial” – atuando sobre algum material bruto, indiferenciado e indefinível de humanidade, transformando-o em seu outro extremo, uma “vigorosa raça de seres”. As mutáveis relações de produção e as condições de trabalho mutável da Revolução Industrial não foram impostas sobre um material bruto, mas sobre ingleses livres [...]. A classe operária formou a si própria tanto quanto foi formada”. (THOMPSON, Edward P. A formação da classe operária. Edward P. Thompson; tradução Denise Bottmann. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p.38).

Com base no pensamento de Edward Thompson sobre a classe operária, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. A classe operária é considerada como um sujeito que fez a sua própria história.

PORQUE

II. A classe operária formou a si própria tanto quanto foi formada.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas:

a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.

b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.

c)
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.

d)
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.

e)
As asserções I e II são proposições falsas.

4)
Em sua definição de classe social, o historiador Edward Thompson argumenta:

“Por classe, entendo um fenômeno histórico, que unifica uma série de acontecimentos dispares e aparentemente desconectados, tanto na matéria prima da experiência como na consciência. Ressalto que é um fenômeno histórico. Não vejo a classe como uma ‘estrutura’, nem mesmo como uma ‘categoria’, mas como algo que ocorre efetivamente (e cuja ocorrência pode ser demonstrada) nas relações humanas”. ((THOMPSON, Edward P. A formação da classe operária. Edward P. Thompson; tradução Denise Bottmann. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p.9).

Com base nessa definição de classe social elaborada por Thompson, analise as afirmativas a seguir:

I. A classe social é definida previamente pela sua posição na estrutura econômica.

II. A classe social é uma formação social e cultural que surge de processos históricos.

III. As relações de produção têm uma autonomia e determina as atividades humanas.

Considerando as informações apresentadas, é correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
I, II e III.

b)
I e II, apenas.

c)
II e III, apenas.

d)
I e III, apenas.

e)
II, apenas.

1 Resposta

  • jvskateboard

    1) O tema proposto do texto é sobre o trabalho infantil, fiscalização e a situação atual do mesmo.

    2) Analisando a situação e buscando soluções sobre o fácil acesso a serviços públicos básicos, aprofundamento da educação e o papel da escola, por exemplo. Visto que é mostrado no texto que a situação de trabalho infantil se dá por conta do fator de desigualdade social, onde serviços básicos não são acessíveis e a fome é presente em diversas famílias. O "lugar de criança não é no trabalho, é na família e na escola", como é citado no texto.

    3) Fome, desigualdade social.

    4) Além da reflexão, ele fomenta a importância do papel da escola e da educação. Alertando também, sobre os tributos que não retornam a todos, mas um seleto grupo, sendo possível (de acordo com o autor) o programa de transferência de renda ser uma alternativa viável para diminuir a desigualdade no Brasil.

    Explicação:

Clique aqui para adicionar a sua resposta.