2) A Comuna de Paris tornou-se conhecida como a primeira experiência registrada na história de tomada

do poder pela classe trabalhadora e uma referência fundamental para a análise teórica marxista sobre a revolução e a transição para uma sociedade sem classes. Segundo o comentário de Lenin: “Analisar essa experiência, colher nela lições de tática e submeter à prova a sua teoria, eis a tarefa que Marx se impôs” (LENIN, Wladimir Ilitch. O Estado e a revolução. Campinas: FE/UNICAMP, 2011, p. 73).
Com base na análise marxista sobre a Comuna de Paris e o processo de transição para a superação da sociedade de classes, analise as afirmações abaixo:
I. A Comuna de Paris explicitou a necessidade de a classe operária não só tomar o poder durante a revolução proletária, mas eliminar o aparato estatal burguês, ocupando todas as suas funções.
II. Uma vez conquistado o poder político por meio da vitória da revolução proletária, é irreversível o processo que levará à superação da sociedade de classes.
III. A ditadura do proletariado é exercida durante uma fase transitória, por meio da qual a classe operária necessita exercer provisoriamente o seu domínio de classe até conseguir eliminar todas as classes sociais, inclusive a si mesma.
IV. O comunismo corresponde ao período no qual a sociedade ainda se caracteriza pela presença de relações de produção capitalistas e pela presença de uma forma política de dominação.

Neste momento, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

RESPONDER

Tay está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.