2) No início dos anos 2000, as políticas neoliberais começam a ser questionadas em vários países do

mundo, especialmente em países que não adotaram o discurso Neoliberal. Este processo pode ser visualizado no crescimento econômico de alguns países periféricos, que tiveram taxas elevadas de crescimento econômico, mesmo após a implantação de tais medidas, mas a não-adoção das mesmas, fez com que alguns países tivessem maior controle sobre a economia global. De que países podemos comentar? 1) Atualmente, os países em desenvolvimento estão sofrendo uma enorme pressão, por parte das nações desenvolvidas e das políticas internacionais de desenvolvimento controladas pelo establishment, para adotar uma série de ‘boas políticas’ e ‘boas instituições’ destinadas a promover o desenvolvimento econômico. (...) ‘Instituições boas’ são, essencialmente, as existentes nos países desenvolvidos, sobretudo nos anglo-saxônicos. Entre as instituições-chaves, incluem-se: a democracia, a burocracia ‘boa’, o Judiciário independente, a forte proteção aos direitos de propriedade privada (inclusive intelectual) e uma governança empresarial, transparente e orientada para o mercado, assim como instituições financeiras (inclusive um banco central politicamente independente). Sobre isto, Chang afirma que: *
A) O desenvolvimento é para todos os países, desde que joguem com suas regras.
B) O desenvolvimento é somente para alguns países, com destaque para os países subdesenvolvidos.
C) Que os países subdesenvolvidos sofrem com a pressão por parte dos países desenvolvidos para jogarem com suas regras, sabendo muitas vezes que vão perder na corrida contra os países ricos.
D) Que os países subdesenvolvidos são a fronteira inexplorada e que se aceitarem as regras vão vencer.
E) Que o desenvolvimento pode ser para todos, mas somente se jogar as regras dos países ricos.
Na década de 1990, logo após o questionamento do Neoliberalismo e a capacidade de desenvolvimento, o mundo passa a criar novos sistemas para medir a riqueza de um país, não apenas se limitando a questão do crescimento do PIB ou a mera análise do PIB per capta, mas a adoção de novas formas de análise, como o acesso a renda, água potável, condições humanas dignas. Como se chama este Indicador, criado pelo indiano Amartya Sen e pelo paquistanês Mahbub Ul Haq? *
A) Índice de governança (IG).
B) Índice de Parâmetros Contábeis e Congêneres (IPCC).
C) Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
D) Índice de Paridade Cambial (IPC).
E) Índice de Países e Governança Alternada (IPGA)
Segundo Manuel Castells, com o avanço das redes e da teoria do conhecimento, o mesmo acredita que não existe mais conhecimento que possa ser retido e escondido dentro de uma nação ou de um continente. Atualmente, podemos ver exemplos de união voltada para o desenvolvimento e soluções rápidas para problemas globais. Marque o item correto relativo a um problema e uma solução: *
A) Isso não é possível de acontecer. Pois, ainda existem inúmeras barreiras físicas, como a distância que não possibilita tal desenvolvimento.
B) O desenvolvimento em diferentes escalas de países dos mais ricos aos mais pobres.
C) O fim das barreiras entre os países, com relação a migração.
D) O descobrimento da COVID-19 e a criação de vacinas por inúmeras empresas e países com tecnologias diversificadas.
E) O conhecimento como algo ainda resistente em poucos.
A ONU a partir do início dos anos 2000, criou sua teoria do desenvolvimento para o século XXI, baseado em 8 pilares. Que pilares são estes? *
A) Criação do IPCC, conferências sobre meio ambiente e clima, análises sobre o comportamento da população global, soluções para a fome, políticas que fortalecem o poder do homem, redução da miséria, combater apenas o HIV/AIDS e melhorar as condições de vida nos países ricos.
B) Fortalecimento dos laços religiosos, apoio a cultura global, fortalecimento do agronegócio, redução da biodiversidade, promoção da homofobia, garantir acesso a educação básica, garantir a manutenção da condição humana atual e redução dos gastos com saúde.
C) As políticas neoliberais, o desemprego, a situação de miséria, alfabetização apenas para leitura, destruição do meio ambiente, poluição das fontes de água superficial e manutenção do poder na mão de alguns.
D) Erradicar a extrema pobreza e a fome, atingir o ensino básico universal, promover a igualdade entre os sexos e a autonomia da mulher, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
E) Reduzir a mortalidade infantil, garantir o ensino fundamental, garantir o emprego, desestruturar países, defender os interesses das grandes corporações, ajudar financeiramente os povos mais carentes, fortalecimento da pequena propriedade e garantir moradia.


RESPONDER

Yarawaneska está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.