4) Leia o texto a seguir. “Assim, a preocupação de Gramsci com a educação tinha relação com a sua

4) Leia o texto a seguir.

“Assim, a preocupação de Gramsci com a educação tinha relação com a sua crítica ao ensino técnico italiano de caráter pragmático, destinado aos trabalhadores – e estes destinados ao trabalho assalariado, a submissão e exploração pelo capital – e ao ensino humanista italiano, oferecido à burguesia – esta sim destinada a comandar, a dominar, a governar a sociedade capitalista, compondo os cargos na administração pública do Estado liberal-burguês. O processo de trabalho para Gramsci deve ser o princípio educativo, mas não o modelo de escola profissional de sua época (não diferente hoje) que apenas cumpria a função de eternizar às estratificações de classes e a pré-destinação da maioria ao trabalho alienante, sob falsos princípios democráticos” (NASCIMENTO; SBARDELOTTO, 2008).

De acordo com o pensamento de Gramsci, analise as afirmações que seguem.

I. O modelo de ensino tecnicista, diz Gramsci, promove a manutenção das desigualdades sociais.
II. Gramsci destaca a importância do ensino tecnicista para a garantia de trabalho assalariado aos trabalhadores.
III. Gramsci avalia o modelo de ensino tecnicista como um meio que as classes dominantes utilizam para garantir sua hegemonia.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.

Alternativas:

a)
Somente a afirmativa I é correta.
b)
Somente a afirmativa II é correta.
c)
As afirmativas I, II e III estão corretas.
d)
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
e)
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
5)
Como poucos dentre seus contemporâneos, Foucault soube apropriar-se do projeto nietzscheano de destruição e transvaloração dos valores vigentes, ensinando-nos a desconfiar da herança metafísica incrustada em conceitos supra-históricos como ‘o’ Homem, ‘a’ verdade, ‘a’ natureza, ‘o’ poder, ‘a’ razão, ‘o’ sexo, ‘o’ corpo, etc.

As marcas de sua genialidade intelectual já se anunciavam em sua primeira grande obra, A história da loucura na idade clássica, publicada em 1961. Abria-se ali o espaço de pesquisas que Foucault denominou como uma arqueologia das ciências humanas, e que culminaria em obras fundamentais como As palavras e as coisas, O nascimento da clínica e Arqueologia do saber.

Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Foi um intelectual que esteve presente em debates e ações de movimentos sociais, tais como a luta antimanicomial, o movimento gay, movimentos estudantis no mundo, os movimentos por maior transparência e humanização dos sistemas prisionais. De certa forma, pode-se perceber a profunda relação de suas obras com as lutas das quais ele participou.

PORQUE

II. Possivelmente a força em direção a algumas temáticas deve-se às experiências pessoais vivenciadas pelo próprio Foucault. Sua melancolia na juventude, talvez construída por uma incompreensão e vergonha da própria homossexualidade, o levou a duas tentativas de suicídio - motivo que determinou a internação do jovem pela família.

Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas:

a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.

RESPONDER

jvskateboard está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.