8. A presença e a legitimidade da Sociologia como disciplina nos currículos escolares no Brasil são marcadas
pela instabilidade. Em razão de novas legislações, atualmente seu futuro é incerto, mesmo que a lei hoje afirme sua obrigatoriedade. Além disso, a própria importância do ensino da Sociologia para a educação básica também é alvo de questionamentos e dúvidas. Sobre as justificativas para a presença da Sociologia nos currículos escolares, assinale a alternativa INCORRETA: a) Trata-se de uma disciplina distante da realidade social dos alunos, cujo saber se fundamenta apenas em elementos teóricos, dificultando a compreensão dos conteúdos e a transposição deles para a vida cotidiana e social dos alunos. b) Eles são produtos da reflexão científica, partir de uma ideia ou noção, constituindo-se como uma espécie de representação abstrata de uma realidade que se pretende explicar ou analisar por meio de um filtro teórico para análise do mundo social. c) Ela possibilita aos alunos o desenvolvimento do caráter crítico e autônomo com relação a sua realidade, incentivando o emprego do conhecimento sociológico para que os alunos encontrem seu lugar na sociedade e possam construir ativamente sua própria realidade d) A melhor maneira de assegurarmos a condição prática do exercício do filosofar é nos dedicarmos à potência do pensamento com o intuito de avaliar as condições de possibilidade da verdade de forma desinteressada.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
pohameeeeu
A alternativa D está correta.
O campo da sociologia se refere a pesquisa científica, ou seja, o embasamento teórico que ela enquanto ciência busca contribuir para o indivíduo, tratando das relações sociais, culturas e econômicas de uma sociedade.
Deste modo, ela estuda o capitalismo assim como os métodos de produção e como os indivíduos se relacionam entre essas esferas, contribuindo a partir de seus significados e expressões, vivendo em um espaço social estruturado e organizado.