A 9 a Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda aprovou, em novembro de 2014, em Paris,

a roda de capoeira, um dos símbolos do Brasil mais reconhecidos internacionalmente, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O reconhecimento da roda de capoeira, pela UNESCO, é uma conquista muito importante para a cultura brasileira e expressa a história de resistência negra no Brasil, durante e após a escravidão. Originada no século XVII, em pleno período escravista, desenvolveu-se como forma de sociabilidade e solidariedade entre os africanos escravizados, estratégia para lidarem com o controle e a violência. O reconhecimento internacional da capoeira como um patrimônio da cultura brasileira, ao ressaltar aspectos histórico-sociais, demonstra que a A escravidão ainda é um meio de coerção comum nas relações de trabalho. B opressão às comunidades negras é a marca internacional do Brasil. C violência é uma forma de resistência legítima que foi adotada pelas minorias. D definição do que é patrimônio cultural atende a critérios dos interesses comerciais. E cultura também se manifesta em um contexto de relações sociais conflituosas.

#SAS
#VESTIBULAR

1 Resposta

  • Alexandre

    É correta a alternativa E, já que a capoeira é, ao mesmo tempo, um patrimônio cultural imaterial do Brasil e um símbolo do período mais injusto de nossa história.

    As disputas entre as classes favorecidas e desfavorecidas, que nunca se deu de forma mais clara que entre escravizados e escravizadores, não se dá só no âmbito econômico e político, mas também no âmbito cultural. Além disto, é possível mesmo que se mesclem, na cultura, elementos destes dois "mundos" na produção de algo que define um país, sem que necessariamente esta vitória cultural represente uma mudança das bases sociais injustas.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.