A cultura era apreendida pelo significado dado aos signos e aos comportamentos, segundo os nativos daquela

cultura. Lévi-Strauss defendia a ideia de que os mitos dos índios brasileiros estruturavam seus valores, crenças e comportamento aceitável. Também percebeu que o mesmo mito se modificava e era contado de uma forma diferente em outras tribos indígenas. Por fim, para o estruturalismo, a cultura constitui a linguagem que identifica os signos e significados e que estruturam o comportamento”. Fonte: MATOS, C. M. O. et al. Fundamentos antropológicos e sociológicos.
Aracaju: Unit, 2014. p. 21.

Acerca do conceito de cultura retratado no texto e considerando as discussões do livro “O que é etnocentrismo”, analise as asserções:

“Cultura ou civilização, no seu sentido etnográfico estrito, é este todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, leis, moral, costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro da sociedade”. Edward Taylor – Livro A Origem das Culturas

PORQUE

Essa definição transparece uma visão da cultura como uma série de itens identificáveis, unitários, separados, que formam um “todo complexo”, uma espécie de princípio geral, dentro da cultura, como se os problemas colocados aos seres humanos fossem, em toda a parte, os mesmos. Extraídas dos seus contextos, os evolucionistas apropriaram-se dessa definição para considerar as suas próprias ideias universais, as melhores e as mais bem acabadas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: *
1 ponto
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda uma proposição falsa.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

RESPONDER

jakezika está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.