A cultura organizacional compreende um conjunto de forças importantes que influenciam o comportamento organizacional.
Compreende, além das normas formais, também o conjunto de regras não escritas, um padrão de crenças e expectativas compartilhadas pelos funcionários que produzem normas inconscientes. Estas por sua vez, podem moldar poderosamente o comportamento dos indivíduos e grupos dentro das empresas. Formada por um conjunto de características que não são inatas, e que se criam e se preservam através da comunicação e cooperação entre indivíduos numa sociedade, dessa forma, pode-se concluir que a cultura é transmitida ao longo do tempo. Sobre a Cultura Organizacional, analise as assertivas:I- As crenças e pressupostos representam o que os membros acreditam ser a realidade e
por consequência influenciam o que eles percebem e como eles pensam e sentem. As
crenças são sedimentadas, existindo fora de um nível de percepção e, na maior parte dos
casos, inacessíveis à consciência, representando predições sobre como as coisas são.
II - Os valores definem com que os membros de uma organização se preocupam, como liberdade, democracia, tradição, riqueza ou lealdade, sendo manifestados por declarações sobre como as coisas deveriam ser. Constituem a base para o julgamento sobre o que é certo e o que é errado. Valores são mais “conscientes” do que as crenças básicas, mas não estão usualmente no topo da mente dos membros da organização.
III- Um dos temas mais discutidos na atualidade na literatura brasileira sobre cultura organizacional diz respeito ao „”jeitinho brasileiro “e sua interferência nas organizações. Para a maioria das pessoas o “jeitinho brasileiro “é visto como um método de driblar as regras e leis que são impostas e como uma ferramenta de esperança diante as dificuldades, um jeito simpático, bem-humorado e criativo.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a.
I e III.
b.
I II e III.
c.
II e III.
d.
I.
e.
II.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
kellysouzacristine
B - I II E III
Explicação:
AVA