[...] A organização da classe trabalhadora em grande parte da Europa e mesmo nos Estados Unidos era

relativamente forte e os aparatos estatais em todos os lugares estavam cautelosos com o poder do trabalho organizado ou, mediante políticas dos partidos de esquerda, tornaram-se parcialmente subservientes aos interesses do trabalho organizado. Não há dúvida de que se tratava de um sério obstáculo para a contínua acumulação do capital. Os movimentos de classe, muito fortes nas décadas de 1950 e 1960 em países centrais, constituíram importantes atores na luta pela distribuição de renda porque A defendiam o sufrágio universal como bandeira política principal. B reivindicavam melhores condições de trabalho com salário mais justo. C almejavam a instalação de governos de maioria classista e sindical. D lutavam pela paridade entre patrões e empregados nos cargos públicos. E recrutavam suas lideranças entre pessoas das camadas mais pobres

#SAS
#VESTIBULAR

1 Resposta

  • Melissamoraes

    O gabarito é dado pela letra (A).

    Naquela época, a atuação dos movimentos sociais tradicionais era em busca dos direitos de toda a coletividade de pessoas. Nessa direção, o sufrágio universal - para homens e mulheres - sempre foi uma das lutas dos trabalhadores.

    Nessa direção, os manifestantes esperavam que as pessoas escolhidas - representantes do povo - por eles pudessem criar leis capazes de garantir direitos trabalhistas e proteger os trabalhadores de abusos cometidos pelos empregadores.

    Vá e vença!

Clique aqui para adicionar a sua resposta.