A respeito da produção cultural moderna, considere as formulações de Renato Ortiz. “[...] o processo
de autonomização das artes é contemporâneo ao florescimento de uma cultura de mercado. [...]. A burguesia permite, para usarmos uma imagem de Adorno, que a arte se consolide como um locus de liberdade, mas em contraposição à própria lógica de mercado que funda a sociedade capitalista. [...] historicamente, pela primeira vez, exprimem-se os conflitos entre cultura erudita e cultura popular de mercado.”ORTIZ, Renato. Cultura e modernidade. São Paulo: Brasiliense, 1991. p. 66.
Considerando a interpretação clássica da Escola de Frankfurt a respeito da cultura de massa, assinale a alternativa CORRETA.
A) O aprofundamento da reprodutibilidade técnica da obra de arte aumentou o acesso da cultura erudita a setores mais amplos das sociedades modernas, auxiliando-os em uma crescente ilustração.
B) A transição da fase concorrencial para a fase monopolista do capitalismo fez-se acompanhar pela industrialização e crescente mercantilização da produção e do consumo culturais.
C) A industrialização da produção cultural contribuiu de maneira inédita para a manutenção da aura da obra de arte, ao restringir seu acesso e consumo a poucos setores da população.
D) A intensificação da produção artística e a simultânea ampliação de seu público consumidor, alavancadas pela mercantilização da cultura, contribuíram para a emancipação política de amplos setores das sociedades modernas.
Evellyn está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.