Adultos, jovens e crianças se misturavam em toda a atividade social, ou seja, nos divertimentos, no exercício

das profissões e tarefas diárias, no domínio das armas, nas festas, cultos e rituais. o cerimonial dessas celebrações não fazia muita questão em distinguir claramente as crianças dos jovens e estes dos adultos. até porque esses grupos sociais estavam pouco claros em suas diferenciações. " a história do brinquedo e dos jogos ilustra toda uma representação de infância e à modificação da imagem da criança, acompanha a modificação de seus jogos e brinquedos, estando sua história “organicamente vinculada à da mudança de lugar da criança na sociedade e não pode compreender-se fora dessa história” (elkonin, 1998, p. 47). o lugar da criança na sociedade nos dá a chave para a explicação do lugar que jogos e brincadeiras ocupam em seu desenvolvimento, por exemplo, a criança indígena brasileira quando brinca de arco e flecha está manipulando uma atividade própria dos adultos e que ela terá que aprender muito cedo para a sobrevivência de sua comunidade. a natureza dos jogos infantis só pode ser compreendida pela correlação existente entre eles e a vida da criança na sociedade. elkonin, d. b. psicologia do jogo. são paulo: martins fontes, 1998. alves, a. m.p. a história dos jogos e a constituição da cultura lúdica. revista linhas - udesc, florianópolis, vol. 4, nº 1, ano 2003. analisando os fragmentos de textos expostos acima e com base em nossas aulas, avalie as afirmações abaixo: i. até o início do século xvii a participação das crianças em jogos de azar era aceita socialmente, não provocavam nenhuma reprovação moral. ii. os jogos e as brincadeiras são criações da sociedade moderna, onde a criança não participando mais do mundo do trabalho, necessitava de algum outro tipo de atividade para se ocupar. iii. a imagem da criança na sociedade nunca se modificou, pois sempre houve estudos a respeito do desenvolvimento e da psicologia infantil. assim, os jogos e as brincadeiras também sempre fizeram parte

1 Resposta

  • XXXTh

    I e II estão corretas.

    Ao longo dos séculos a imagem da criança foi possuindo modificações.

    A concepção sobre a infância, e o estado emocional dessa fase, foi observado apenas no século XIX pois foi entendido que a criança é incapaz de refletir sua própria vontade de maneira consciente como os adultos e jovens em formação.

    Os direitos voltados para a proteção da criança em seu pleno desenvolvimento surgiram apenas na segunda metade do século XX no Brasil.

    Por fim,  Ariés teve uma grande contribuição na proteção a criança, pois o cuidado se faz necessário.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.