Amitai Etzioni em sua obra A Comparative Analysis of complex Organizations de 1961 com a tradução

brasileira ‘Análise Comparativa de organizações Complexas’ de 1974 classificou as organizações com base no uso do poder e no significado da obediência em: 1) Organizações Coercitivas; 2) Organizações Utilitárias; 3) Organizações Normativas. Chiavenato (2021) faz uma crítica ao modelo de Etzioni mostrando que sua tipologia “enfatiza os sistemas psicossociais das organizações. Sua desvantagem é dar pouca consideração à estrutura, tecnologia utilizada e ao ambiente externo. Trata-se de uma tipologia simples, unidimensional e baseada exclusivamente nos tipos de controle”.

CHIAVENATO, I. Teoria Geral da Administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2021.

Sobre a tipologia de Etzioni analise as assertivas:

I. Organizações coercitivas - impõe seu poder através da força física e de punições ou mesmo prêmios. O envolvimento dos participantes na maioria das vezes é “alienativo” em relação aos objetivos da organização.

II. Organizações normativas - funcionam através de incentivos econômicos, a principal base de controle é a remuneração. O envolvimento dos participantes é “calculativo”.

III. Organizações utilitárias - são baseadas no consenso sobre os objetivos e métodos da organização. Tem como principal influência o controle moral sobre os participantes e são conhecidas como voluntárias.

É correto apenas o que se afirma em:

Escolha uma opção:

a.
II e III.

b.
I.

c.
II.

d.
I, II e III.

e.
I e II.

1 Resposta

  • Camila

    LETRA B - I

    Explicação:

    AVA

Clique aqui para adicionar a sua resposta.