Ao longo de sua história, o estado brasileiro foi marcado por diferentes formas de exercício do poder.

a respeito da organização política do país após sua independência de portugal, assinale a alternativa correta. a) o período da república populista foi marcado pelo estabelecimento do voto censitário. b) na era vargas, mulheres e analfabetos adquiriram direitos políticos, como o direito ao voto. c) o estado novo consistiu num regime autoritário e antidemocrático. d) o governo monárquico deu início ao processo de industrialização do país. e) reformas de base, como a reforma educacional, foram realizadas durante a ditadura militar.

1 Resposta

  • Isadoradp

    c)  O Estado Novo consistiu num regime autoritário e antidemocrático.

    Explicação:

    A República Populista foi um período de democracia no Brasil, na medida em que a legitimação dos governantes se deu por meio do voto popular e não do voto censitário (mecanismo característico do regime monárquico do Brasil).

    Já na Era Vargas, o direito de voto das mulheres foi garantido, no entanto analfabetos só puderam votar no período da redemocratização, seguindo a Constituição de 1988. Ao mesmo tempo, foi nos anos 1930 que o Estado apostou no desenvolvimento industrial do país, que até então tinha atividade agrária como principal eixo de sua economia. O governo de Vargas, entre 1937 e 1945, consistiu num regime autoritário e antidemocrático, estabelecendo uma ditadura que sufocou os direitos políticos e a liberdade de expressão.

    Durante a década de 1960, as reformas de base constavam na agenda política do presidente eleito João Goulart, mas nunca foram efetivadas, pois por meio de um golpe os militares tomaram o poder e deram início a um governo ditatorial.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.