Ao tratar do caráter relacional do poder, sobretudo no que
se refere as ações sociais e suas motivações, encontramos na Sociologia compreensiva ou hermenêutica proposta por Max Weber a ideia de que uma ação social só tem um significado quando estabelece uma comunicação com os outros. A partir das análises de Weber, está certo o que se afirma em:Escolha uma opção:a.
Para Weber, o poder existe independente das relações humanas e isso fica evidente em sua análise quando o autor trata da relevância das classes sociais em todo o planeta, para além da das castas, estamentos e outras formas de hierarquia social.
b.
A concepção objetivista de poder defendida por Weber presume que a autoridade para exercê-lo está situada apenas nas relações humanas, ou seja, nesse sentido não decorreria das estruturas das instituições que organizam as relações humanas.
c.
Weber distinguiu três tipos de dominação: a dominação legal racional, a dominação tradicional e dominação carismática. Entretanto, o autor é bastante criticado pela comunidade científica porque ao defender essa última, o autor se colocou como defensor do nazismo.
d.
Segundo Weber, o objeto de estudo da Sociologia são as ações sociais que visam compreender uma realidade infinita de relações humanas e a busca pela compreensão de suas motivações.
e.
Weber definiu o conceito de ação humana presumindo que os seres humanos são motivados sempre pelo lucro, embora também tenha tratado das ações racionais referentes a fins, a valores, ações tradicionais e afetivas.
alinenubia está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.