As diversas tradições da cultura alimentar foram hibridizadas, misturadas, mescladas, com novas descobertas,

que surgiam à medida que havia migrações dos povos. Igualmente pelo processo de colonização e outros movimentos da população ao longo da história, houve maior contato entre povos que tinham diferentes hábitos e produtos alimentares. Considerando a linha de raciocínio acima, leia atentamente as seguintes assertivas, pontuando V para VERDADEIRO ou F para FALSO:
I Foi o caso da batata e do tomate, por exemplo, que são oriundos do Continente americano e foram levados à Europa mediante o processo de colonização. Sua cultura foi tão bem absorvida pelos europeus, que é impossível hoje pensar na culinária italiana sem considerar o molho de tomate, ou na portuguesa sem o bacalhau com batatas.
II Atualmente, com uma cultura mais globalizada, vemos alguns hábitos alimentares tornarem-se hegemônicos, devido à estandardização – padronização – dos costumes, veiculados pela propaganda, pela mídia em geral, pelas redes sociais e pela indústria de alimentos.
III A Biotecnologia, a Química e a Revolução Técnico-Científica empreendida a partir da segunda metade do século XX, com o avanço da Ciência, das técnicas, sobretudo da Engenharia Genética, promoveram transformações nas formas de se alimentar e também de produzir sinteticamente, de maneira artificial e/ou por meio de hibridizações e da criação de novos alimentos.
IV As práticas alimentares contemporâneas estão cada vez mais diversificadas, elaboradas das culturas locais e produzidas por comunidades tradicionais, de modo que a tradição alimentar vem prevalecendo pelo mundo.
As afirmativas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMEN

1 Resposta

  • Crislane

    Amigo, pelas minhas pesquisas é.

    I é verdadeira. A batata é de origem andina, e só foi levada para a Europa no Século XVI - onde também poderia ser cultivada -, se tornando a base alimentar de muitos europeus pobres.

    II é falsa. Mesmo na Idade Antiga já havia cultivo de trigo na Europa. Os romanos e os gregos, por exemplo, baseavam a sua culinária neste cereal.

    III é verdadeira. Apesar da sua popularidade na cozinha mediterrânea, foi somente no Século XVI que os europeus conheceram o tomate, que é nativo do Chile.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.