As primeiras definições relativas à indústria cultural surgiram dos trabalhos de Adorno e Horkheimer

(1985), com intuito de produzir reflexões críticas sobre a mercantilização da cultura. Na visão desses autores, o declínio da religião não levou ao caos cultural, pois os produtores de bens culturais, tais como o rádio e outras mídias, preencheram essa lacuna. Contudo, a forma de circulação desses bens assume uma escala de produção massificada, transformando-se numa indústria que – a julgar pelos balancetes financeiros – mostrou-se desde seu advento uma atividade econômica altamente rentável. TURETA, C. et al. A indústria cultural na tela da TV: reflexões sobre poder econômico e ideológico no Brasil. Disponível em: . Acesso em: 24 abr. 2019.
A partir do exposto pelo texto, assinale a alternativa correta sobre a indústria cultural.
A) A indústria cultural promoveu a massificação da cultura, possibilitando um maior acesso das pessoas aos bens culturais.
B) A indústria cultural forneceu às pessoas subsídios para romperem com o conformismo em todas as esferas socioeconômicas.
C) A indústria cultural contribuiu para transformar a arte em mercadoria, agregando valor cultural à criação humana no geral.
D) A indústria cultural acabou promovendo a mercantilização da cultura, contribuindo para a massificação da produção de bens culturais.
E) A indústria cultural contribui para estimular o surgimento de outros meios digitais de divulgação da cultura, potencializando esse mercado.

RESPONDER

Ivansouza está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.