As principais classes sociais eram compostas pelos patrícios (grandes proprietários rurais descendentes

das primeiras famílias que habitaram Roma), plebeus (geralmente pequenos agricultores, artesãos e comerciantes), clientes e escravos. II. As instituições políticas da República eram o Consulado, o Senado, os Comícios e as Magistraturas, sendo seus membros escolhidos por eleição. III. Por meio de uma série de guerras, Roma expandiu sua dominação sobre o Mar Mediterrâneo, pois a Península Itálica já havia sido conquistada pelos romanos sob a Monarquia. IV. Os conflitos entre patrícios e plebeus geraram, gradativamente, conquistas políticas e sociais para estes últimos, como a elaboração de uma legislação escrita (12 Tábuas) e a instituição de um Tribuno da Plebe. Pela análise das afirmativas, conclui-se que somente estão corretas Origem: PUC-RS

1 Resposta

  • Santosmanuele

    Apenas I,II e IV, pois as principais classes sociais romanas eram os patrícios, plebeus, clientes e os escravos, estes últimos que eram  base de sustentação da sociedade, sendo propriedade principalmente dos patrícios tanto no setor agrícola quanto na construção e tarefas domésticas.

    Tem-se como instituições políticas da República Romana o Consulado, Senado, Magistraturas, entre outros. Os conflitos entre patrícios e plebeus resultou na legislação conhecida como as 12 Tábuas.

    Abraços!

Clique aqui para adicionar a sua resposta.