Av1- Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do

Serviço Social III

1)
Sabemos que o objeto da profissão é a questão social, sendo este expresso junto as Diretrizes Curriculares do Serviço Social de 1996, a qual adota uma teoria social crítica que oferece as lentes de análise sobre a sociedade e seus fenômenos.

Assim, analise as alternativas abaixo e assinale a correta com relação a classe.

Alternativas:

a)
Pela lente do marxismo, as classes são compostas de forma determinante de acordo com o local do processo de produção a que cada grupo social pertente.

b)
Pela lente do marxismo, as classes são compostas de acordo o nível cultural que cada grupo de indivíduos possui.

c)
Pela lente do marxismo, as classes são compostas de acordo com o volume financeiro que cada indivíduo possui.

d)
Pela lente do marxismo, as classes são compostas de acordo de acordo com o grupo familiar herdado de cada grupo/unidade familiar.

e)
Pela lente do marxismo o, a sociedade na contemporaneidade não é mais constituída por classes.

2)
Abordamos na disciplina de Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos III a questão dos processos de empoderamento e ainda conceitos e posturas frente as políticas sociais.

Neste sentido, analise as alternativas abaixo e assinale a correta.

Alternativas:

a)
É correto afirmar que políticas sociais asseguram direitos e elevam condições de vida.

b)
É correto afirmar que a democracia deve ser um dos princípios recorrentes das políticas sociais.

c)
É correto afirmar as políticas sociais devem ser reguladas por lei.

d)
É correto afirmar que a democracia é um dos elementos essenciais do Estado de Direitos.

e)
Todas as alternativas estão corretas.

3)
Em Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos buscamos compreender o desenvolvimento de nossa profissão e seus impactos na sociedade, principalmente a sociedade brasileira.

Assim, analise as alternativas abaixo e assinale a correta.

Alternativas:

a)
É correto afirmar que o Serviço Social brasileiro tem sua origem na primeira na segunda república.

b)
É correto afirmar que diante dos desdobramentos dos sindicatos nos primeiros anos do século XX no Brasil é que teremos a implantação do Serviço Social no país.

c)
É correto afirmar que o Serviço Social brasileiro tem sua origem no país no curso do mercantilismo.

d)
A tonalidade crítica marxista sempre esteve presente na profissão.

e)
É correto afirmar que a tonalidade crítica marxista somente se apresentará a profissão no Brasil na década de 1980.

4)
É correto afirmar que a profissão de Serviço Social tem sua origem enquanto resposta da burguesia e do Estado para enfrentamento da questão social.

Neste sentido, analise as alternativas abaixo e assinale a correta.

Alternativas:

a)
É correto afirmar que a profissão tem sua primeira manifestação global em 1935 no Chile.

b)
É correto afirmar que a profissão tem seu ponto de partida ainda no século XVIII.

c)
É correto afirmar que a profissão é estabelecida enquanto organização dos trabalhadores e sensibilização da burguesia e do Estado frente a questão social.

d)
É correto afirmar que a profissão no Brasil se dá como iniciativa dos sindicatos e sua primeira experiência se deu nas Caixas de Aposentadorias e pensões a partir de 1943.

e)
É correto afirmar que a profissão no Brasil no governo de Getúlio Vargas.

5)
É flagrante as abordagens conceituais em nossa disciplina. Uma de suas abordagens é sobre o conceito da categoria trabalho na teoria marxista e suas expressões que incidem na alienação.

Neste sentido, analise o fragmento abaixo e em seguida assinale o que a autora está atestando com o texto.

"A força da vida, criadora de valores humanos, foi tragada pela mercadoria, símbolo do capital. O próprio movimento da vida humana foi substituído pelo movimento da mercadoria no mercado: à medida que esta se tornava valor, o homem se tornava mercadoria, as relações entre as pessoas já não eram mais humanas, mas relações entre coisas" (Martinelli, 1989, p.33) .

Alternativas:

a)
O sujeito histórico.

b)
Protagonismo do trabalho.

c)
Egoísta da sociedade capitalista.

d)
Uma das faces da alienação.

e)
O impulso revolucionário.

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