“Cada juventude pode reinterpretar à sua maneira o que é ser jovem, contrastando-se não apenas

em relação às crianças e adultos, mas também em relação a outras juventudes.” (GROPPO, L. A. Juventude: ensaios sobre sociologia e história das juventudes modernas. Rio de Janeiro: DIFEL, 2000, p. 15) Considerando a citação anterior e os estudos sociológicos sobre as identidades juvenis, assinale o que for incorreto:
a) O termo juventude refere-se a uma identidade relacional que descreve certas pessoas a partir de sua idade e seu comportamento, diferenciando-as de outras categorias etárias.
b) As recentes transformações nas relações de trabalho e consumo formaram sociedades que valorizam os diversos grupos juvenis, independentemente de suas condições sociais, culturais ou econômicas.
c) A diversidade de experiências juvenis no Brasil revela a multiplicidade de projetos de vida em disputa na atualidade, bem como as oportunidades desiguais a que os jovens estão submetidos.
d) Do ponto de vista sociológico, a juventude é uma fase de mudanças físico-biológicas que levam à rebeldia, provocando transgressões quando os jovens se organizam coletivamente.
e) O acesso à proteção social, educação, ao trabalho e à renda, bem como ao lazer e cultura, são direitos que a lei assegura aos jovens brasileiros.

1 Resposta

  • Alice

    Letra D.

    Explicação:

    Não necessariamente é entendido como rebeldia. Os jovens podem se organizar para defender direitos essenciais e causas contra preconceitos.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.