“[...] como pode um mundo tão desenvolvido cientificamente apresentar tanta miséria? Este é o problema

central: o confronto com as formas sociais que se sobrepõem às soluções racionais [...] Como pôde um país tão culto e educado como a Alemanha de Goethe desembocar na barbárie nazista de Hitler?”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ADORNO, Theodor. Apud. ALMEIDA, Antônio Carlos Santiago. Filosofia Política. InterSaberes. Curitiba: 2015, p 246.

Theodor Adorno lança um questionamento sobre o quanto há de barbárie em uma sociedade que pretende-se civilizada. Identifique as alternativas que correspondam à visão de Adorno.

I-O desenvolvimento científico não conduz necessariamente à emancipação por estar vinculado a determinada formação social.

II-Toda escola orienta o indivíduo a viver no mundo tal qual ele é. A consciência política pode transformá-lo no que ele pode ser.

III-A escola deve ser neutra, ignorar os conflitos existentes na sociedade pois o posicionamento perante as questões do mundo ocorrem fora do espaço escolar.

IV-O agir de forma sem consciência e por impulsos é característico do povo.

V-A educação não é sinônimo de progresso econômico, científico e tecnológico. A educação pode reproduzir e legitimar a barbárie social.

Marque a alternativa correta:

A
II, III e IV

B
I, II, IV e V

C
III e V

D
I, III e V

E
III e IV

1 Resposta

  • Elen

    resposta: A Resposta é a Letra "B"

    Explicação:

    I, II, IV e V

    Em Adorno a função da educação é trabalhar no viés de preparar os indivíduos para a vida em sociedade. Porém, a tomada de consciência crítica evidencia o necessário vínculo entre educação e política. Que Auschwitz não se repita é o alerta do autor. Adorno questiona como um país com tantos avanços tecnológicos, científicos e intelectuais como a Alemanha, produziu a barbárie nazista. A educação pode legitimar a barbárie mas servir de instrumento de questionamento da mesma. (Páginas 241-243 e 246-248).

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