Conhecendo augusto comte max weber emile durkheim

1 Resposta

  • Santosmanuele

    Auguste Comte (1798-1857) foi um filósofo francês. Considerado o fundador do positivismo, corrente que propõe uma nova organização social. Foi o fundador da sociologia.
    Nasceu na França, 1814 ingressa no curso de Medicina na Escola Politécnica de Paris, onde é expulso por causa de suas ideias. Ficou conhecido por sua intelectualidade depois que foi secretário do socialista e filósofo Saint-Simon, o qual mais tarde rompeu a amizade por divergências ideológicas. 1818 elaborou a concepção da ciência social que ele chamou de Sociologia. Considerou a ciência positiva baseada nos fatos,como o único fator de estabilidade do universo. 1848 criou uma sociedade positivista que teve muitos adeptos e influenciou o pensamento de teóricos. Na obra Discurso sobre o Espírito Positivo ele afirma que o espírito positivo compreende a inteligência, os sentimentos e as ações positivas, é maior e mais importante que a mera cientificidade que abrange somente questões intelectuais. O pensamento positivista pregava o modelo de sociedade organizada, onde o poder espiritual não teria mais importância, sendo os sábios e cientistas a primazia nas decisões. Seu lema : Não há problema que não possa em última instância ser reduzido a números.

    Émile Durkheim (1858-1917) considerado um dos autores fundadores da sociologia moderna. Ministrou o curso de sociologia criado em 1887. Suas contribuições para a área ajudaram a moldar a forma de abordagem sociológica, foi um dos mais responsáveis pela sistematização dessa nova área de conhecimento. Caberia a sociologia segundo ele, a apreensão e o estudo sistemático das realidades sociais dos indivíduos. Para tanto o sociólogo deveria utilizar das mesmas ferramentas utilizadas pelas ciências anteriores: método científico e a observação empírica. Principais preocupações de Durkheim: estabelecer as fundações e as formas de estudo da sociologia. Em outras questões que ele propunha era acerca do avanço da individualização do sujeito social e o estudo dos fenômenos que compunham a formação de uma nova ordem social. Ele acreditava que a principal função da sociologia era o estudo dos fatos sociais. A mesma deveria se abstenha de estudar as individualidades dos sujeitos e se debruçar sobre estudos generalistas acerca dos fatos sociais, são definidos por Durkheim como os aspectos de nossa sociedade que moldam as nossas ações em sociedade, tais como nossa língua, o Estado e a moral. Segundo ele os fatos sociais possuem três características principais:
    > São externos ao indivíduo, ou seja, os fatos sociais existem independentemente de nossas vontades individuais.
    > São de natureza coercitiva, o que quer dizer que eles possuem força para nos "obrigar" a agir de determinada maneira sob a ameaça de punições.
    > São generalistas, ou seja, atingem a todos sem exceções.

    Max Weber um dos principais fundadores da sociologia moderna além de responsável pela forma como hoje pensamos a administração pública. As contribuições de Max hoje são consideradas controversas. Foi o responsável pela inserção do artigo 48 na constituição, artigo que foi utilizado por Adolf Hitler para estabelecer seus poderes de ditador e oprimir a oposição política. 1910 se dedica ao estudo de taoísmo, judaísmo, hinduísmo, islamismo e budismo. Escreve os Ensaios Reunidos de Sociologia da Religião" e diz que seu objetivo era entender os fenômenos centrais do considerado racionalismo ocidental como a contabilidade, a ciência, o direito, mas principalmente o capitalismo moderno. Pretendia compreender qual era o papel da religião na criação destes processos. Ele acreditava que os protestantes eram mais bem-sucedidos economicamente porque não ficam somente rezando e pedindo perdão a Deus e seguindo à risca os rituais da igreja para conseguir um lugar no céu, como fizeram os católicos, mas sim foram trabalhar mais e se dedicaram para conquistar seus objetivos

Clique aqui para adicionar a sua resposta.