CULTURA: A UNIDADE NA DIVERSIDADE; Em A ideia de cultura, o pensador britânico Terry Eagleton (1943-) afirma

que poucas palavras têm tantas definições quanto cultura. Em meio a um oceano de distintas e às vezes exageradas abordagens da palavra, o grande desafio é encontrar uma explicação que não seja excessivamente ampla e, ao mesmo tempo, refute interpretações muito reducionistas de um conceito tão rico e decisivo para o entendimento da vida em sociedade. Raymond Williams (1921-1988), um destacado crítico galês bastante lembrado no livro de Eagleton, apontou em sua obra Cultura e sociedade quatro definições complementares do conceito de cultura.

• A primeira delas seria relativa à disposição mental de cada indivíduo, ou seja, diria respeito às escolhas que cada um faz diante do que aparece como possibilidade ou desejo. É possível e desejável que cada sujeito escolha suas opções culturais, como as de preferência musical, literária e estética em geral, relacionadas com modos de vestir, comunicar e se relacionar com os outros.

• A segunda definição apontada por Williams refere-se ao desenvolvimento intelectual de toda a sociedade, seus níveis de conhecimento, integração com outras comunidades, o uso que faz da técnica e dos saberes acumulados e preservados no tempo. É nesse sentido que se pode, sim, falar em nível cultural de um povo, levando-se em conta a partilha desses conhecimentos e a maneira como ela é transmitida às gerações futuras e absorvida no contato com culturas diferentes.
• O terceiro fragmento do conceito de cultura no pensamento de Williams trata das artes – dos livros escritos, dos quadros emoldurados, das canções compostas, dos estilos de vida aceitos e disseminados no interior de uma determinada realidade social. A arte, na pluralidade de suas manifestações, expressa a vida comunitária por meio da tentativa de materializar sonhos, angústias, dinâmicas da felicidade e olhares sobre a história.

• Como quarto ingrediente da vasta significação de sua definição de cultura, Williams sugere o modo de vida integral do grupo social, reunindo as instituições de governo e relacionamentos cotidianos, a organização do trabalho e da família e as variadas formas de comunicação e interações entre os diferentes membros e coletivos da comunidade.

ATIVIDADE: Resuma o conceito de Cultura segundo Raymond Willians.

RESPONDER

KimberllyKethley está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.