(enade, 2012 - ciências econômicas – adaptada). de acordo com historiadores como eric hobsbawn, a revolução
industrial eclodiu na inglaterra ao final do século xviii devido à existência, naquela nação, de condições políticas, sociais e econômicas adequadas. a respeito de tais condições, avalie as afirmações abaixo. i. a acumulação primitiva de capitais, fenômeno que ocorre entre os séculos xvi e xviii, foi fundamental para as grandes transformações econômicas da revolução industrial na inglaterra, ao mobilizar o excedente de capital necessário para financiar a grande transformação socioeconômica da revolução industrial. ii. novas técnicas de produção agrícola permitiram o aumento da produção, da produtividade e racionalização do trabalho no campo. este processo, além de liberar mão de obra para o setor industrial, tornou possível alimentar uma população não agrícola em rápido crescimento. iii. a superioridade tecnológica e científica inglesa — motivada pelo avanço das ciências naturais e sociais — em relação aos demais potenciais estados competidores foi o ponto fundamental da revolução industrial na inglaterra. iv. a divisão do poder político e a constituição de um estado liberal aprofundou na inglaterra o desenvolvimento de uma ética burguesa, que pregava o desenvolvimento econômico e a obtenção do lucro. é correto apenas o que se afirma em:
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
melissamoraes402
I. A acumulação primitiva de capitais, fenômeno que ocorre entre os séculos XVI e XVIII, foi fundamental para as grandes transformações econômicas da Revolução Industrial na Inglaterra, ao mobilizar o excedente de capital necessário para financiar a grande transformação socioeconômica da Revolução Industrial.
II. Novas técnicas de produção agrícola permitiram o aumento da produção, da produtividade e racionalização do trabalho no campo. Este processo, além de liberar mão de obra para o setor industrial, tornou possível alimentar uma população não agrícola em rápido crescimento.
IV. A divisão do poder político e a constituição de um Estado liberal aprofundou na Inglaterra o desenvolvimento de uma ética burguesa, que pregava o desenvolvimento econômico e a obtenção do lucro.