Entender a Família Como um Importante Grupo Social Rosalvo Ribeiro - ‘Notícias desagradáveis’ MASP

Entender a Família Como um Importante Grupo Social

Rosalvo Ribeiro - ‘Notícias desagradáveis’
MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

O papel da leitura nas relações familiares entre crianças e adultos está presente na obra do pintor alagoano Rosalvo Ribeiro (1865-1915), que foi ativo a maior parte de sua vida em Paris e assimilou temas e traços estilísticos do naturalismo francês e italiano de inspiração social. Em ‘Notícias desagradáveis’ um menino lê um jornal para um ancião. Os dois estão sentados sobre caixas simples perto de uma janela sem vidro. Calçam os tamancos de madeira dos camponeses e suas roupas esfarrapadas denotam a indigência. É possível que o título não seja o mais adequado ao conteúdo do quadro, pois a cena sugere uma relação positiva entre o menino capaz de ler, e o velho que o escuta, imerso em seus pensamentos. A leitura é, de toda forma, um alívio para a pobreza, a cegueira ou o analfabetismo do ancião. Talvez uma esperança de que o menino possa, através da instrução, melhorar as condições miseráveis do presente. Este gênero de pinturas era bastante popular na Europa de finais de Oitocentos e representava um meio de propaganda de ideais positivistas ou cristão-democráticos de reforma social, em favor da instrução obrigatória das crianças de ambos os sexos.
1 - Qual era a importância do respeito e do aprendizado mútuo entre os dois personagens da pintura para o meio social em que viviam?
2 – E hoje, mesmo com esta nossa realidade de confinamento momentâneo, enxergamos esta mesma cumplicidade entre nós e nossos familiares mais velhos?
Eis uma foto antiga:
Estas fotos eram um documento de cada família para sua posteridade. Eram também uma demonstração de sua importância social. E desta forma eram guardadas com respeito por muitas gerações. Diferente do que vemos hoje em relação às selfies e perfis individuais presentes nas redes sociais, que retratam o momento de cada um como sendo necessário e publicável, embora, minutos depois nós mesmos atualizamos este momento por outro mais recente.
3 – Na sua opinião, o que aconteceu em nossa sociedade “moderna” que modificou este sentimento de cumplicidade e passamos a nos enxergar apenas individualmente?

1 Resposta

  • heylivis

    A preocupação exacerbada em registrar cada momento da atual geração.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.