Esta é só mais uma das muitas notícias que diariamente apontam para a crescente discriminação contra

os povos indigenas no Brasil. Utilizando os conceitos de Multiculturalismo e Etnocentrismo, elabore um texto de defesa e respeito a diversidade cultural brasileira e em especial a população indígena.

1 Resposta

  • Alves

    O que é etnocentrismo

    Desmembrando a palavra etnocentrismo, encontramos o prefixo etno, advindo de etnia, e centrismo, que é ato de colocar algo no centro, ou seja, tornar algo fundamental ou principal. Enxergar o mundo de maneira etnocentrista significa perceber o mundo, a sua diversidade e as suas peculiaridades apenas com base em uma visão distorcida por aquilo que você acha que é culturalmente melhor ou correto.

    O etnocentrismo consiste, portanto, numa visão de mundo que privilegie os hábitos de nossa própria cultura justamente por partirmos deles, o que faz com que nós mesmos coloquemo-nos no lugar central e olhemos o outro, o diferente, como o ridículo, o inferior, o errado, o pecador. Assim, são as nossas próprias noções de mundo que servem de referência para o que seria uma análise de mundo correta (isso ocorre na visão etnocentrista, mas não é verdadeiro), tornando o diferente algo menor, causando estranhamento, preconceito, falsas justificativas de dominação e até mesmo a hostilidade.

    Os povos indígenas americanos sofrem com o etnocentrismo desde o primeiro movimento colonizador do século XVI.

    Os povos indígenas americanos sofrem com o etnocentrismo desde o primeiro movimento colonizador do século XVI.

    Etnocentrismo e outras formas de preconceito

    O etnocentrismo também está relacionado a outras formas de preconceito que, infelizmente, ainda estão enraizadas em nossa cultura. Podemos achar relações estreitas do etnocentrismo com o racismo, a xenofobia e a intolerância religiosa.

    Explicação:

Clique aqui para adicionar a sua resposta.