É importante ressaltar que os projetos profissionais também têm inelimináveis dimensões políticas,
seja no sentido amplo (referido às suas relações com os projetos societários), seja em sentido estrito (referido às perspectivas particulares da profissão). Porém, nem sempre tais dimensões são explicitadas, especialmente quando apontam para direções conservadoras ou reacionárias. Um dos traços mais característicos do conservadorismo consiste na negação das dimensões políticas e ideológicas.” NETTO, J. P. A construção do projeto ético-político do serviço social. In: MOTA, A. E.; BRAVO, M. I. S.; UCHÔA, R. (Orgs.). Serviço Social e Saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: Cortez, 2006. p. 5.A partir da leitura do fragmento apresentado, fica evidente que o projeto profissional do serviço social tem uma dimensão política consonante com os interesses coletivos das classes trabalhadoras. Assim, considerando os conteúdos estudados no livro-texto da disciplina, analise as afirmativas a seguir sobre o recurso aos fundamentos filosóficos e ontológicos do ser social no atual Código de Ética do Serviço Social.
I. O recurso aos fundamentos ontológicos do ser social tem uma forte relação com a perspectiva positivista, que ganha força no Código de Ética do Serviço Social.
II. A ruptura do serviço social com o pensamento conservador, na década de 1980, proporcionou uma nova proposta para a profissão, marcada pela negação do conservadorismo e a afirmação da liberdade.
III. A vinculação à ontologia do ser social no Código de Ética de 1993 aponta o compromisso do serviço social com os valores ético-políticos do liberalismo.
IV. A liberdade situada no projeto ético-político da profissão é diferente da defendida pelo ponto de vista dos valores liberais, que supõe a desigualdade e a acumulação de riquezas como garantia da felicidade.
Está correto apenas o que se afirma em:
a.
II e IV.
b.
III e IV.
c.
II e III.
d.
I, II e IV.
e.
I e II.
Kailanerayssa está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.