. Leia a noticia abaixo sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) acerca das políticas de ações
afirmativas. Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) validou [...] a adoção de políticas de reserva de vagas para garantir o acesso de negros e índios a instituições de ensino superior em todo o país. O tribunal decidiu que as políticas de cotas raciais nas universidades estão de acordo com a Constituição e são necessárias para corrigir o histórico de discriminação racial no Brasil. Em dois dias de julgamento, o tribunal discutiu a validade da política de cotas raciais adotada pela Universidade de Brasília (UnB), em 2004, que reserva por dez anos 20% das vagas do vestibular exclusivamente para negros e um número anual de vagas para índios independentemente de vestibular [...]Assinale a alternativa correta. *
A decisão do STF tem como respaldo a tese da “democracia racial”, que sustenta a convivência pacífica e harmônica estabelecida historicamente entre indígenas, europeus e africanos.
As políticas de ações afirmativas visam aumentar as distâncias sociais existentes entre brancos e negros no Brasil.
Um dos aspectos que fundamenta a decisão do STF de declarar a constitucionalidade das políticas de cotas raciais é o reconhecimento oficial da existência de um regime de segregação racial no Brasil.
As políticas de ações afirmativas, as quais o STF declarou constitucionais em 2012, têm como finalidade a reparação das desigualdades historicamente acumuladas, garantindo igualdade de oportunidades e a neutralização dos efeitos da discriminação racial.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
ferkaso13
a
Explicação: