Leia atentamente o trecho a seguir, de autoria de Katya Picanço: “A globalização cria uma ilusão de

que vivemos a era de um progresso sem limites, e esconde assim a sua forma exploratória (o aumento da exploração do trabalho, com as empresas circulando, se instalando e desinstalando sem se preocupar com o ônus social) e destrutiva (ao estabelecer junto com as políticas neoliberais uma forma de retirar dos trabalhadores a seguridade que as leis trabalhistas proporcionam).”

(PICANÇO, Katya. Globalização. In: LORENSETTI, Everaldo et al. Sociologia: ensino médio. Curitiba: SEED-PR, 2006, p. 190).

De acordo com essa afirmação, assinale o que for correto.
A- A autora considera que a globalização e o neoliberalismo são complementares, e ambos significam prejuízos para os trabalhadores.

B- Do ponto de vista dos trabalhadores, segundo Katya Picanço, a globalização é um processo que só significa melhoramento e progresso para os mesmos.
C- De acordo com a autora, a globalização tem aspectos prejudiciais, mas não se sabe quem são os que mais sofrem com eles.
D- Para Katya Picanço, a globalização é um processo político que se dá nas relações entre estados nacionais, sem acarretar grandes consequências para a vida cotidiana das pessoas.
E- O processo de globalização, na visão da autora, recebe críticas injustas, pois é benéfico para a população como um todo.

1 Resposta

  • Felipe

    Evolução significa mudança, não necessariamente pois alguns organismos podem evoluir pra pior

Clique aqui para adicionar a sua resposta.