Leia o texto e julgue os itens seguintes em CERTO ou ERRADO. O conhecimento do passado e de suas próprias

trajetórias é um relevante instrumento de luta política para os povos indígenas, que, desde o período colonial, têm lançado mão desse recurso para reafirmarem seus direitos. Não à toa, muitos deles estão entrando nas universidades e escrevendo suas próprias histórias. Para os não índios, por sua vez, as novas compreensões sobre as complexas e diferenciadas trajetórias dos índios na história do Brasil podem ter duplo efeito. Além de levá-los a abandonar preconceitos e discriminações alimentados por tantas ideias equivocadas [erradas], podem também fornecer-lhes elementos para que reconheçam os legítimos direitos dos índios, levando-os, quem sabe, a substituir discursos de oposição e violência pelo apoio às suas causas. Maria R. C. de Almeida. A atuação dos indígenas na história do Brasil: revisões historiográficas. In: Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 37, n.º 75, 2017, p. 34 (com adaptações).

1-Infere-se do texto que os efeitos da produção do conhecimento histórico sobre as sociedades indígenas a partir das suas próprias perspectivas e do seu protagonismo narrativo estariam limitados ao campo da ciência histórica e às próprias comunidades estudadas.
a)Certo
b)Errado

2-As narrativas históricas do passado e do presente e as ações políticas coloniais e pós-coloniais foram marcadas por profundo conhecimento e valorização do protagonismo histórico dos distintos povos indígenas americanos, bem como pelo expressivo respeito às suas culturas.
a)Certo
b)Errado

3-No Brasil, indígenas chegaram a ser explorados como mão-de-obra, especialmente no início da ocupação do território, quando a extração do pau-brasil ainda era atividade econômica lucrativa.
a)Certo
b)Errado

4-A razão história pela qual a escravidão indígena foi substituída pela escravidão africana foi a indisposição para o trabalho, que caracterizava os primeiros habitantes da terra brasileira, naturalmente preguiçosos.
a)Certo
b)Errado

5-A “preguiça” dos habitantes do Brasil colonial, mencionada pelos estrangeiros europeus, foi difundida pelos portugueses, não com relação à sociedade em geral, mas, sobretudo, com relação às populações indígenas. Os colonizadores, em sua visão etnocêntrica, entenderam que os povos indígenas eram pouco afeitos ao trabalho, por se dedicarem à guerra, à caça e às cerimônias religiosas, conjunto de atividades que, na perspectiva europeia, não era próprio das classes trabalhadoras.
a)Certo
b)Errado

RESPONDER

Tay está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.