MONITORANDO A APRENDIZAGEM 1. Leia o texto a seguir e responda às questões propostas.Já se disse,

MONITORANDO A APRENDIZAGEM 1. Leia o texto a seguir e responda às questões propostas.

Já se disse, numa expressão feliz, que a contribuição brasileira para a civilização será de cordialidade - daremos ao mundo o "homem cordial". A thaneza no trato, a hospitalidade, a generosidade, virtudes tão gabadas por estrangeiros que nos visitam, representam, com efeito, um traço definido do caráter brasileiro [...] Seria engano supor que essas virtudes possam significar "boas maneiras", civilidade. São antes de tudo expressões legitimas de um fundo emotivo extremamente rico e transbordante.

HOLANDA, Sérgio Buarque. Raizes do Brasil 26. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 146-147.

a) Em torno de que ideia o autor constrói sua interpretação sociológica do Brasil? Explique.

b) Por que a lógica do "homem cordial" é oposta à lógica da civilidade? Como Sérgio Buarque de Holanda chama essa lógica?

c) Sérgio Buarque de Holanda apostava que a urbanização afastaria a sociedade brasileira da lógica patrimonialista e a levaria em direção a uma lógica burocrática, portanto mais formal e universal. Reflita sobre o argumento do autor e em seguida escreva sua opinião a esse respeito.

2. Explique a metáfora "a casa e a nua^ prime prime utilizada por Roberto DaMatta.

DE OLHO NO ENEM

ATIVIDADE

1. (Enem 2009)

Para Caio Prado Jr., a formação brasileira se completaria no momento em que fosse superada a nossa herança de inorganicidade social- o oposto da interligação com objetivos internos-trazida da colónia. Este momento alto estaría, ou esteve, no futuro. Se passarmos a Sérgio Buarque de Holanda, encontraremos algo análogo. O pais será moderno e estará formado quando superar a sua herança portuguesa, rural e autoritária, quando então teriamos um pais democrático. Também aqui o ponto de chegada está mais adiante, na dependência das decisões do presente. Celso Furtado, por seu turno, dirá que a nação não se completa enquanto as alavancas do comando, principalmente do econômico, não passarem para dentro do pais. Como para os outros dois, a conclusão do processo encontra-se no futuro, que agora parece remoto. SCHWARZ, R. Os sete folegos de um Miro Sequências brasileiras. São Paulo: Cin. das Letras, 1999 (adaptado)

Acerca das expectativas quanto à formação do Brasil, a sentença que sintetiza os pontos de vista apresentados no texto é:

(A) Brasil, um pais que vai pra frente.

(B) Brasil, a eterna esperança.

(C) Brasil, glória no passado, grandeza no presente.

(D) Brasil, terra bela, pátria grande.

(E) Brasil, gigante pela própria natureza.


RESPONDER

Clara está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.