Muitas vezes, o senso comum explica a pobreza e as desigualdades sociais. Quando alguém diz que uma

pessoa é pobre porque quer, ou porque é preguiçosa, ou ainda ignorante, está supondo que somos o que somos somente por nossa vontade. De acordo com essa visão, leia as afirmações: I – Quando uma pessoa diz ser pobre "por vontade de Deus", ou que "a Natureza fez alguns superiores e outros inferiores", ela não considera as causas das condições concretas em que vive. II – A variação das condições materiais de uma sociedade constitui a história dessa sociedade e Marx as nomeou de modos de produção. III – A História é a mudança, a passagem de um modo de produção para outro. Mas essa mudança não ocorre por simples acaso ou por decisão e vontade livre dos homens, mas se dá conforme as condições econômicas, culturais e sociais previamente estabelecidas. IV – A mudança de uma sociedade ou a mudança histórica se faz em condições determinadas graças à práxis humana frente às possibilidades. A alternativa que indica as afirmativas verdadeiras é: Escolha uma: a. I e II b. III e IV c. II, III e IV d. I, II, III e IV e. I, II e III.

1 Resposta

  • Felipe

    (MINHA OPINIÃO... ESPERO TER AJUDADO) na realidade,quando nos esforçamos para conseguir algo,temos uma grande possibilidade de alcançar,e se ficarmos parados esperando acontecer do nada,provavelmente não acontecera,tudo depende de esforco,vontade,ação
    mas é claro que em muitas vezes pessoas sao privadas de oportunidades,e isso faz com que elas fiquem desanimadas,frustradas e acabem não tendo mais a vontade de buscar melhoras.
    então,não necessariamente por nossa vontade,e sim por um conjunto de fatores que muitas vezes faz as pessoas perderem a vontade e a fe de melhoras.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.