Na etnografia, há uma preocupação em resgatar a cultura das diferentes civilizações e dos grupos que

a compõe. O estudo do etnógrafo ganhou destaque com as pesquisas de campo realizadas por Bronislaw Malinowski e Franz Boas. Conhecer o outro, muitas vezes o “estranho”, dentro de seu próprio mundo. Entrar na cultura do outro, conhecer seu cotidiano e buscar na descrição uma percepção sem preconceito que perceba a lógica e não imponha a do pesquisador sobre o que é pesquisado. Um campo de conhecimento importante para entendermos a diversidade que vivemos hoje. Sobre este campo de conhecimento, analise as afirmativas a seguir:

I - A etnografia não pode contribuir com a educação de forma plena. A única possibilidade estaria em aulas específicas como Geografia, História e Sociologia, para a compreensão do conceito de cultura.
II - A escola está inserida em uma comunidade. Os seres humanos que compõe o espaço educacional têm sua identidade cultural e ela precisa ser conhecida. A etnografia contribui para esta compreensão.
III - A etnografia tem uma relação importante com o debate sobre preconceito e marginalização. Conhecer a cultura das comunidades periféricas, entender sua lógica, enriquece o debate e pode superar muitos dos “mitos” criados sobre as comunidades marginalizadas.
IV - O nosso desconhecimento sobre o conceito de cultura e como ela pode ser estudada nos coloca em uma condição precária para discutir a diversidade. Com a etnografia e seu método de observação nós podemos superar esta limitação e fazer da escola um campo de discussão e superação do preconceito.

É correto o que se afirma em:

RESPONDER

anaflormarafiga está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.