Na obra de Adam Smith, as relações de produção e de trabalho possuem uma importância bastante acentuada,

já que o trabalho é considerado esse autor como a riqueza das nações. Veja este trecho, em que o Smith fala sobre a especialização do trabalho:

"O aprimoramento da destreza do operário necessariamente aumenta a quantidade de serviço que ele pode realizar, a divisão do trabalho, reduzindo a atividade de cada pessoa a alguma operação simples e fazendo dela o único emprego de sua vida, necessariamente aumenta muito a destreza do operário."

Questões como as condições de trabalho e as consequências humanas da substituição dos homens pelas máquinas, na conjuntura da Revolução Industrial, não foram preocupações de Adam Smith. Contudo, sabe-se dos impactos que essas transformações tiveram no mercado de trabalho. Nos dias de hoje, há uma série de dilemas em relação à aprimoração do trabalho, não somente em relação às máquinas, mas também à tecnologia.

Imagine que você é professor de História, e precisa trabalhar com os alunos, em sala de aula, as mudanças ocorridas no mundo do trabalho, utilizando o pensamento de Adam Smith.

Proponha uma atividade a ser desenvolvida com os alunos.

RESPONDER

Aryadne Santtos está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.