No entendimento weberiano, o relacionamento entre as esferas da religião e da sociedade não se estabelece

pela via institucional. As relações entre esses âmbitos se dariam por meio dos valores, que seriam internalizados pelos indivíduos e convertidos em motivação para sua ação social. Esses motivos, que mobilizariam internamente os indivíduos, seriam conscientes e a tarefa do cientista social seria descobrir e compreender as conexões existentes entre a motivação dos indivíduos e os efeitos de sua ação no meio social. No fragmento citado de Weber, fica estabelecida uma metodologia de trabalho do sociólogo, bem como um entendimento sobre a relação entre a religião e sociedade. No contexto dessa teoria weberiana, analise as sentenças a seguir: I- Neste caminho metodológico, Weber comparou valores religiosos para explicar determinadas tendências ao irracionalismo econômico que predomina no sistema capitalista em crise.
II- Para estabelecer o modelo ideal de características do sistema econômico e social, Weber estudou diversos sistemas econômicos após a fase do mercantilismo.
III- A conclusão de Weber foi que o capitalismo com suas qualidades específicas foi a única organização econômica da História das civilizações originada na racionalidade.
IV- O capitalismo, como organização, foi estruturado sistematicamente sobre o trabalho livre e alinhado para um mercado real.

1 Resposta

  • Felipe

    oq e ossos meu meugavauahahhsga

Clique aqui para adicionar a sua resposta.