No sistema capitalista, as muitas manifestações de crise criam condições que forçam a algum tipo de
racionalização. Em geral, essas crises periódicas têm o efeito de expandir a capacidade produtiva e de renovar as condições de acumulação. Podemos conceber cada crise como uma mudança do processo de acumulação para um nível novo e superior. HARVEY, D. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005 (adaptado). A condição para a inclusão dos trabalhadores no novo processo produtivo descrito no texto é a...a)associação sindical.
b)participação eleitoral.
c)migração internacional.
d)qualificação profissional.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
pohameeeeu
Alternativa D
Explicação:
O sistema capitalista, como se apresenta, tem sua origem na revolução industrial e é marcado pela reorganização das forças produtivas. Atualmente, exige-se um nível cada vez maior de qualificação dos trabalhadores para atender às demandas mais sofisticadas da produção.
As outras alternativas estão erradas porque:
a) A associação sindical não é uma condição para a inclusão dos trabalhadores dentro do processo produtivo. Por muitas vezes, essas organizações atuam como sendo antagônicas ao avanço do modelo de produção capitalista.
b) Do mesmo modo, a participação eleitoral não é uma condição para a sua inclusão no processo produtivo. Por exemplo, jovens a partir dos 14 anos podem ingressar no mercado de trabalho, mesmo ainda não tendo idade legal para a participação das eleições.
c) A migração internacional pode ser um efeito das desigualdades entre diversos sistemas produtivos, mas não se configuram como uma condição para a inclusão no novo processo de produção.
e) A regulamentação profissional faz parte das práticas nos processos produtivos, em maior ou menor grau. Assim, não se trata exatamente da condição de inclusão, mas da orientação das práticas profissionais.