O Bolsa Família é um programa de transferência de renda do Governo Federal para auxiliar as famílias

em situação de pobreza e de extrema pobreza. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o benefício atende mais de 13 milhões de famílias em todo o Brasil. Essa ajuda de custo contribui bastante para pessoas que não tem emprego fixo ou não o conseguem, mas precisam sustentar filhos, netos, etc. Em 2002 milhares de pessoas já eram beneficiadas por programas sociais como o Cartão Alimentação, Auxílio Gás e Bolsa Escola. O Bolsa Família foi criado para unificar esses diversos programas e organizar melhor os processos de serviços sociais para a população carente.
A quantia a ser recebida por cada família é feita de acordo com a renda da mesma. O Bolsa Família foi criado para ser a solução para pessoas que vivem situações precárias, cuja renda não permite o alcance das necessidades básicas, direito de todo brasileiro e previstas na Constituição Federal, tais como: saúde, educação e transporte, por exemplo. O programa é de caráter nacional: União, estados, Distrito Federal e municípios atuam juntos visando a garantia do benefício das famílias.

Com base nesse trecho, avalie as afirmativas a seguir com V (verdadeiro) ou F (falso):

( ) O reconhecimento internacional do “Bolsa Família” fez com que o Banco Mundial e outros países tomassem como referência esse programa.

( ) Os valores máximos oferecidos pelo Bolsa Família, segundo o DIEESE, são suficientes para cobrir os custos de vida no país.

( ) O incentivo a “vagabundagem” é o termo utilizado pelos críticos do programa Bolsa Família ao descreverem a dependência que esse programa cria nos beneficiários em relação ao Estado.

( ) O corte do benefício do Bolsa Família do pequeno benefício repassado pelo programa às famílias, representa uma negação a cidadania dessas pessoas, condenando-as a passarem fome a expondo-as, também, ao risco de morte.

RESPONDER

Ivansouza está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.