O conceito de diversidade A palavra diversidade descende do termo latino “diversitas” e é empregada
para se referir à variedade de opções, de ideias, objetos, seres ou coisas distintas que eventualmente possam entregar ou deveriam entregar o mesmo ambiente. Há alguns tipos de diversidade, a sexual, a cultural, a étnica, a política etc. Mas qual o significado da diversidade? No dicionário Koogan/Houaiss (1998) diversidade tem o mesmo significado que: “caráter que distingue um ser do outro ser, uma coisa de outra coisa”. Nosso País é expressivamente marcado pela diversidade, manifestada pelos diferentes grupos de pessoas e suas relações e manifestações, que podem ser observadas: [...] diferentes características regionais, formas diversas de organização social nos diferentes grupos e regiões, multiplicidade de modos de relação com a natureza, de vivência do sagrado e de sua relação com o profano. O campo e a cidade propiciam as suas populações vivências e respostas culturais muito diferenciadas que implicam ritmos de vida, ensinamentos e valores distintos (BRASIL, 1997a, v. 10, p. 29-30). Diversidade não diz respeito somente ao reconhecimento do outro, mas significa pensar a relação entre o eu e o outro. Considerar o outro é manter o foco de atenção sobre o próprio grupo, mergulhado na sua história, no seu povo. Semelhanças e diferenças são continuamente lembradas nas relações, e, são marcas presentes nas definições dos valores sociais: [...] determinadas “minorias”, identificadas por fatores relativos à classe social, gênero, etnia, sexualidade, religião, idade, linguagem, têm sido definidas, desvalorizadas e discriminadas por representarem “o outro”, “o diferente”, “o inferior”. Diferenças, portanto, têm sido permanentemente produzidas e preservadas por meio das relações de poder (MOREIRA, 2003, p. 155). Abaixo trecho da reportagem Fernanda Testa - G1 Ribeirão Preto e Franca, interior de São Paulo – Junho/2013. [...] Ariano Suassuna¹ recorreu a uma frase do escritor carioca Alceu Amoroso Lima para falar sobre diversidade: "Do Nordeste para Minas Gerais, corre um eixo que não por acaso segue o curso do Rio São Francisco, o rio da unidade nacional. A este eixo o Brasil tem que voltar de vez em quando se não quiser se esquecer de que é Brasil.”. ¹ Ariano Suassuna – escritor brasileiro(Paraibano) da Academia Brasileira de Letras. Tendo como uma das obras mais conhecidas o livro: “O Auto da Compadecida”. Considerando os conceitos iniciais aqui mencionados e o conteúdo do caderno do aluno, responda as seguintes questões:1) Defina: o que é diversidade Quais os tipos que você conhece (Use suas próprias palavras e exemplos; mas você também poderá citar definições de outros autores, desde que você mencione as fontes - o nome e obra).
2) O que você entendeu sobre a frase de Ariano Suassuna (Explique o que entendeu e procure dar exemplos do dia a dia, algum fato que tenha relação com a sua realidade, da sua escola, bairro, cidade, etc.).
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
kellysouzacristine
O sequenciamento das assertivas é dado por V F V F , sendo assim , pode-se assinalar a alternativa que contém esse sequenciamento específico .
Desse modo , podemos observar que é bastante interessante termos em consideração que a diversidade cultural é importantíssima para o desenvolvimento da sociedade como um todo pois a miscigenação é tão importante quanto a singularidade cultural de modo que a identidade de um povo é muitíssimo importante .