O conhecimento mítico e o teológico são as mesmas expressões de um mesmo fenômeno?

1 Resposta

  • anaflormarafiga

    1. O pensamento de Santo Agostinho:

    a) Como representante da patrística, considera que a fé precede a razão no processo de conhecimento.

    A patrística representa o período dos primeiros padres que fizeram a síntese entre o pensamento grego, principalmente de Platão e a fé cristã. Santo Agostinho é considerado o primeiro filósofo da antiguidade a problematizar e teorizar sobre a  interioridade humana.

    E para Santo Agostinho, o anseio de estar unido à Suprema Bondade incita o homem a  procurar o caminho para a redenção do mal. Este caminho é revelado pela fé e dado a conhecer pela razão.

    2. Santo Agostinho sobre o livre-arbítrio:

    d) O livre-arbítrio deve orientar-se segundo a razão divina, ou seja, de acordo com os preceitos da lei eterna, o que não se faz sem que o homem mergulhe em si mesmo para se conhecer.

    Para Santo Agostinho não basta apenas  ter fé, é necessário saber sobre o que se acredita. Assim, o livre-arbítrio do homem se encontra na autocondução da vida e na possibilidade de fazer e não fazer, o mal ou o bem.

    3. Para Santo Agostinho, o homem chega à verdade:

    e) pela iluminação divina.

    Para Santo Agostinho, embora a fé seja condição primeira do conhecimento da verdade, visto que entende o conhecimento humano dividido em três  níveis: conhecimento sensível, sensação e razão.  

    Entretanto, Agostinho coloca um quarto grau: a  verdade, que é Deus, foge ao alcance da razão  humana. Essa só contemplamos mediante a  ajuda da graça divina.

    4. O pensamento de Tomás de Aquino:

    c) Sua doutrina atribui papel fundamental à razão no exercício da fé.

    Para São Tomás de Aquino, cabe à razão ordenar e classificar o mundo. Assim, é a razão o instrumento para demonstrar e ordenar os mistérios revelados pela fé  e para se aproximar de Deus.

    5. A filosofia de Tomás de Aquino:

    e) A atividade ética consiste em, por meio da razão prática, discernir o mal do bem e executar o escolhido mediante a vontade.

    A ética em São Tomás de Aquino é a ética das virtudes Aristotélica. Assim, as  virtudes aperfeiçoam o ser humano, a fim de que este siga devidamente suas inclinações naturais à felicidade o que implica em uma vida  virtuosa.

    6. Características do protestantismo é INCORRETO:

    e) As Obras são a chave para a salvação e não a fé.

    Uma das principais características do protestantismo é que sua doutrina está fundamentada na ideia que a salvação vem somente pela fé.

    7. Outros elementos incorporados pelo o humanismo:

    b) os elementos da cultura clássica, grega e romana.

    O Humanismo incorporou diversos elementos da cultura clássica: filosofia, retórica, matemática e inclusive as línguas grega e latim, que tiveram grande impacto nas obras de arte e no pensamento político.

    8. Do ponto de vista dos empiristas e David Hume:

    a) não existem ideias inatas.

    Para os empiristas e Hume, não existem ideias inatas porque as ideias sucedem-se às impressões, isto é, todas as nossas ideias derivam de uma impressão sensível.

    9. A alternativa que NÃO condiz com pensamento da Ética em Hume:

    d) As paixões e a vontade são frutos da natureza humana e portanto, característicos da razão.

    Para Hume, a razão por si só nunca pode impedir ou produzir qualquer ação, pois nossas ações se baseiam em sentimentos que são sentidos pelo que ele chama de “senso moral”. Assim, a ação é influenciada originariamente  pelas paixões e, mais especificamente, pela expectativa de sentir dor ou prazer.

    Bons estudos!

Clique aqui para adicionar a sua resposta.