O Estado brasileiro no século XXI é um dos estados que mais desrespeita os direitos humanos e liberdades

individuais estabelecidos em acordos internacionais. No entanto, o artigo 3.º da Constituição brasileira diz o seguinte sobre a finalidade do estado brasileiro: "Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação." - Assim, diante da finalidade do Estado brasileiro, descrita em sua lei maior, esse estado deveria se portar como: *Um Estado fascista, pois de acordo com a lei, o estado deve interferir na vida das pessoas, e na livre iniciativa, impedindo o crescimento econômico do país.

*Um Estado Socialista, distribuindo direitos às custas do trabalhador, que é obrigado a pagar impostos para sustentar tanto as emolas concedidas pelo Estado quanto a elite parasitária de funcionários públicos que domina esse Estado.

*Um Estado do Bem-Estar social, responsável por fazer investimentos internos no país e criar um rede de proteção social, garantindo assim tanto diretos básicos quando emprego e renda.

*Um Estado Neoliberal, cujo papel é garantir a segurança da sociedade e nada mais, permitindo que o livre mercado e a livre iniciativa ajustem a economia e distribuam a riqueza produzida a partir da concorrência e da criatividade nascida desse contexto.

RESPONDER

Superlucas está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.